19.3 C
Pomerode
domingo, 29 de maio de 2022

Um ilustre pomerodense: Ernesto Volkmann – Empresário (1896 – 1974)

Por Genemir Raduenz, Edson Klemann, Johan Ditmar Strelow e Cláudio Werling

Neto do imigrante August Hermann Volkmann e de Henriette Luise Wachholz, Ernesto (Ernst) nasceu em 1896 e sua família residia na margem esquerda do Rio do Testo em Testo Central. Aos 15 anos aprendeu a tocar Bandoneon com seu pai Albert que era músico. Quando adulto, passou um tempo em Rio Cerro onde aprendeu o ofício de marcenaria e ao voltar para casa iniciou as atividades de marcenaria num rancho perto da casa dos pais (fabricação de móveis e artefatos de madeira). Em 1917 se casou com Alvine Koch, em seguida prestou serviço militar regressando após dois anos. Comprou um lote de terras em Testo Central Alto na margem direita.

Construiu uma represa no rio para usar a força da água e movimentar seu maquinário da marcenaria. Registrou sua “firma” oficialmente em 02 de junho de 1923. No ano seguinte auxiliou de forma determinante na construção da nova escola na localidade doando grande parte do material e mão de obra. A escola ficou pronta em 1925, e, neste mesmo ano, Ernst resolveu investir no transporte coletivo, instalando a linha Testo Rega (Pomerode) até Blumenau.

Comprou o primeiro caminhão com carroceria aberta de madeira, cobertura de lona e bancos de madeira laterais, iniciando duas viagens semanais (terças e sextas saindo 7h de Testo Rega e voltando de Blumenau 14h). Posteriormente vendeu seu caminhão e adquiriu um chassi novo, adaptou uma carroceria maior, sendo o maior e mais imponente veículo da época (ônibus). Em franca Revolução de 1930, requisitado pelas autoridades, seu ônibus foi utilizado para o transporte dos revolucionários entre Blumenau e Jaraguá do Sul. Em 1936, Ernst também exerceu papel determinante na construção da primeira ponte sobre o rio na localidade de Testo Central Alto. Já em 1936 vendeu sua propriedade e transferiu seu domicílio para Testo Rega, onde seu transporte tinha o ponto de partida. A partir deste momento se dedicou totalmente ao negócio dos transportes. Em 1959 o nome da empresa foi alterado de Auto Aviação Rio do Testo para Empresa de Transportes Coletivos Volkmann Ltda. Ernesto faleceu em 1974 deixando a lição da perspectiva visionária, determinação e resiliência.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias