21.2 C
Pomerode
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Natal do Imigrante para celebrar em família

Terceira edição ocorre dia 11 de dezembro e pretende resgatar antigos costumes natalinos

Celebrar o Natal em família e as tradições herdadas dos antepassados, assim surgiu o Natal do Imigrante. Organizado por associados e diretoria da Rota do Imigrante, o evento chega a sua terceira edição com o intuito de unir as pessoas, assim como eram celebrados os Natais de antigamente. “A Rota do Imigrante tem na sua essência o resgate das mais genuínas tradições dos pioneiros. Desde a concepção da Rota nos preocupamos em valorizar os verdadeiros costumes. Não queremos ser somente mais uma opção turística baseada em ideias germânicas generalistas, e sim, que as experiências aqui vividas possam refletir o verdadeiro modo de ser do pomerodense e de seus ancestrais”, afirma o pesquisador e um dos organizadores do Natal do Imigrante, Genemir Raduenz.

Ele explica que ao pensar um Natal com essas características, buscou-se fazê-lo desde o início com forte conotação cultural. Assim, o evento tem a proposta de resgatar tradições como a comida típica, a celebração do nascimento do menino Deus e as narrativas de Nicolau e as lendas que o envolvem, bem como o papel da cigarra (Weihnachtskäfer), as canções natalinas e a tradicional árvore de Natal.

Para esta edição, que ocorre no sábado, 11 de dezembro, estão programadas as apresentações de um teatro na língua Pomerana/Platt, grupo de danças folclóricas pomeranas e da Banda Municipal. “E a condução permeada por nuances e curiosidades sobre nossa história e com ênfase no Natal. Uma novidade será a exposição de produtos dos associados da Rota do Imigrante, uma pequena feira que será montada anexa ao espaço Momento Cultural”, reforça Genemir.

Outra estrela da noite, que acontecerá no Clube Cultural Recreativo Esportivo Testo Central, será o Weihnachtsbaum. Uma árvore natural com as tradicionais bolas de Natal, algodão e velas acesas. “Era assim que nossos ancestrais celebravam a noite de Natal, ‘à luz de velas’. A imagem das velas acesas num pinheiro natural, certamente faz parte da memória afetiva de muitas pessoas, e esse sentimento tão puro e genuíno é o que queremos trazer para o evento. O algodão traz a lembrança de que os imigrantes são do continente europeu, de regiões frias onde o Natal é celebrado em pleno inverno. Desta forma, a história, os aspectos culturais e a socialização desse legado com a comunidade são o verdadeiro espírito do Natal do Imigrante”, declara.

Em função da pandemia, os organizadores reforçam que não será realizado o já tradicional café colonial, marca registrada de edições anteriores, com o intuito de respeitar todas as normas de prevenção à covid-19 e evitar aglomerações. “Mas, em contraponto, estamos oferecendo o galeto com acompanhamentos no valor de 35,00 que pode ser adquirido antecipadamente, com a opção de levar para casa ou consumidos no local”, complementa.

Então não perca! O 3º Natal do Imigrante acontecerá no Clube Cultural Recreativo Esportivo Testo Central a partir das 17h com o Momento Cultural. Logo em seguida serão servidos os galetos. “Um dos principais objetivos da Rota é fortalecer a cultura Pomerana, e nada mais relevante nesse contexto que o envolvimento da comunidade, assim, a presença de todos é muito importante. Restabelecer e manter a história e esse legado é um dos principais desafios. Em nome dos associados, convidamos todos para prestigiar esse momento que foi pensado com muito carinho”, convoca a presidente da Rota do Imigrante, Cátia Cilene Kraft Manske.

3º Natal do Imigrante

Sábado, 11 de dezembro, a partir das 17h
No Clube Cultural Recreativo Esportivo Testo Central
Com apresentações culturais e entrada gratuita
Haverá venda de galeto com acompanhamentos (R$35,00 o ticket que pode ser adquirido antecipadamente pelo telefone (47) 99207-2612 com Andréia)

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias