18.3 C
Pomerode
domingo, 17 de outubro de 2021

Cuidados com a pele no inverno

O nosso organismo produz um hidratante natural que protege a pele de várias doenças. Ele é chamado manto hidrolipídico e consiste em uma camada de substâncias gordurosas que recobre a pele de todo o nosso corpo.

Durante o inverno o ar fica mais seco, o frio diminui a transpiração do corpo e tomamos banhos mais quentes que removem a oleosidade da pele. Tudo isso faz com que a epiderme do rosto e do corpo resseque e fique esbranquiçada, o que indica a desnaturação das proteínas.

Com o ressecamento, a pele pode sofrer com algumas doenças. As mais comuns são as dermatites, como as dermatites seborreicas (entre elas a caspa), a dermatite atópica, a psoríase e também a ictiose.

Ouça o podcast – Cuidados com a pele no inverno

Como manter a pele saudável no inverno

– Beba por dia no mínimo 2 litros de água, chás ou sucos de frutas, para manter a hidratação da pele e de todo o organismo. Um corpo bem hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

– Evite banhos quentes e muito demorados; não se ensaboe demais nem se esfregue com esponjas, para não remover a proteção natural da pele.

– Use hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.

– Se sua pele for oleosa e com acne, use hidratante sem óleo no rosto e tórax que são geralmente as áreas de maior oleosidade.

– Os lábios também costumam ressecar no inverno. Use hidratantes labiais para evitar rachaduras.

– Pratique uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.

– Coma legumes, hortaliças e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais que previnem o envelhecimento da pele: frutas cítricas ricas em vitamina C e os vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos adequados para a estação.

– A soja tem isoflavonas, que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Também castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, ajudam a manter a pele saudável e bonita.

Se seguir essas dicas e ainda assim sua pele estiver muito ressecada, consulte o dermatologista. 

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias