
Que a prática de exercícios físicos é vital para manter a saúde e o bem-estar não é novidade. Mas, quando falamos nas diferentes opções de exercícios disponíveis, o Pilates se destaca pela extensa lista de benefícios que oferece.
A fisioterapeuta, instrutora e proprietária da Mobilità Pilates e Saúde, Alessandra Dalfovo Hering, explica que essa modalidade foi desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates, e tem em sua essência a busca por equilíbrio entre o corpo e a mente, através de movimentos controlados e precisos.
Mas, quem pode praticar pilates? Bem, é na resposta para essa pergunta que reside a característica que encanta mais e mais pessoas a cada dia, a versatilidade. “Ele é indicado para pessoas de todas as idades e condições físicas. Não há restrição de idade, biotipo ou nível de condicionamento físico. Os exercícios podem ser adaptados de acordo com as necessidades e capacidades individuais de cada pessoa.”

A extensa lista de benefícios não para por aí. Ela inclui ainda:
-Fortalecimento dos músculos
-Melhora da flexibilidade
-Correção da postura
-Aumento da consciência corporal
-Alívio do estresse
-Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora
-Melhora da respiração
-Aumento da resistência física
O pilates e as acrobacias

Muitas pessoas podem pensar que essa modalidade é sinônimo de acrobacias elaboradas, mas essa não é a realidade. Apesar de algumas imagens e vídeos mostrarem acrobacias e exercícios mais avançados, o Pilates não se resume a isso. A prática envolve uma série de exercícios que podem ser realizados em diferentes níveis de dificuldade, desde iniciantes até avançados. “Portanto, não é necessário se preocupar em realizar acrobacias caso não seja algo que você goste e também não iremos realizar algo que seu corpo não está pronto para fazer”, explica Alessandra.
Ela ainda complementa que para aqueles que desejarem experimentar exercícios mais acrobáticos no Pilates, é importante ter uma base sólida de força, flexibilidade e estabilidade. “Antes de permitir que os alunos realizem acrobacias, os instrutores de Pilates geralmente realizam uma avaliação física para identificar a capacidade do aluno e garantir que ele tenha a preparação adequada. Além disso, é fundamental que ele tenha um bom domínio dos exercícios básicos antes de progredir para movimentos mais avançados. Os instrutores também supervisionam de perto a execução dos exercícios para garantir a segurança, alinhamento nos movimentos e atenção plena ao exercício.”
Pilates terapêutico
O Pilates também pode ser utilizado como complemento no tratamento de diversas patologias, como problemas na coluna vertebral, lesões musculares, dores crônicas, reabilitação pós-cirúrgica, entre outros. “No entanto, é importante consultar um profissional qualificado para avaliar cada caso específico e indicar a melhor abordagem terapêutica.”
Entre em contato e saiba mais
Se você deseja obter mais informações, tirar dúvidas ou agendar um horário, basta entrar em contato com a Mobilità
Endereço: Rua Heinrich Passold, 131, Centro de Pomerode
WhatsApp: (47) 99916-1905
Instagram: @mobilitapilates
