domingo, 15 de junho de 2025
15.1 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025
15.1 C
Pomerode
15.1 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Energia solar: limpa, eficiente e em pleno crescimento

Expectativa é de que o setor ocupe uma fatia expressiva da matriz elétrica brasileira na próxima década

A energia solar no Brasil tem registrado um forte crescimento nos últimos anos e que continuará em expansão para a próxima década. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada de energia solar no país ultrapassa os 15 mil megawatts (MW).

Números que demonstram a eficácia de um setor em amplo crescimento. A expectativa é que a fatia da matriz elétrica brasileira ocupada pela energia solar dobrará nos próximos dez anos, saltando dos atuais 2% para 4%, de acordo com Plano Decenal de Expansão de Energia, publicado pelo Ministério de Minas e Energia, publicado em fevereiro desse ano.

Neste cenário, e com as projeções em crescimento, a potência instalada da energia solar ultrapassará 40 mil MW já no início da década de 2030. Cabe à energia solar, em associação a outras modalidades limpas emergentes (a exemplo da eólica e a da biomassa), a missão de manter a alta proporção de fontes renováveis na matriz brasileira. Hoje, essa participação é de 85%, contra uma média global de apenas 27%.

Foto: Gabriel S.

Santa Catarina em destaque

Em uma publicação recente feita pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), intitulada “O ano do Sol”, o estado ocupa posição de destaque no mercado brasileiro de energia solar. E isso se deve tanto pelo protagonismo que empresas catarinenses vêm assumindo no desenvolvimento de produtos para o setor, quanto pela sexta posição do estado no ranking de Geração Distribuída Nacional.

Esse ranking trata da energia obtida por meio de pequenas estruturas, com potência de até 5 MW, instaladas em residências, prédios, comércios, indústrias e propriedades rurais. Embora a Geração Centralizada (produzida em centrais de grande porte) responda, no momento, por dois terços da capacidade de energia solar instalada no Brasil, acredita-se que as mudanças recentes na legislação impulsionarão especialmente a Geração Distribuída.

A melhor hora para a energia solar

Desde janeiro desse ano, foi sancionada a lei que estabelece o Marco Legal da GD (geração distribuída), a Lei n°14.300/2022, e que tem o intuito de regular micro (até 75 quilowatts – kW) e minigeradores (entre 75 kW e 5 MW) da geração distribuída de energia no Brasil. Na prática, isso traz mais segurança jurídica para o setor.

Foto: Gabriel S.

A partir do marco legal, fica estabelecido que quem instalar energia solar até 6 de janeiro de 2023, quando a lei completa um ano, terá direito à isenção de encargos e tarifas até 2045. “Mesmo benefício assegurado a quem já tinha sistema em funcionamento antes de 7 de janeiro de 2022”, explica o diretor da PomerSun, Mário Gomes.

Para Mário, a oficialização do marco legal era muito aguardada pelo setor, que dependia de regras mais claras e garantias jurídicas para ampliar os investimentos e gerar mais empregos. “Todo esse cenário positivo nos leva a crer que este será o ano da energia solar no Brasil, impulsionado pela busca dos consumidores por energias mais limpas e eficientes e também pelos benefícios econômicos ao instalar sistemas fotovoltaicos”, declara.

Sobre a PomerSun Energia Renovável

A PomerSun Energia Renovável surgiu com a proposta de oferecer um sistema de energia limpa e sustentável, com economia de tempo na instalação e redução na conta de luz convencional. “Nossos clientes buscam economia e também soluções para aproveitar de forma mais eficiente a energia gerada em suas residências ou empreendimentos, valorizando também os seus imóveis”, declara Mário.

Foto: Gabriel S.

Com projetos voltados para clientes residenciais, instalados sobre o telhado ou garagens solares, a PomerSun Energia Renovável possui ainda soluções para projetos industriais e comerciais, além do formato de geração distribuída, onde um cliente possui um imóvel, que pode ser alugado, compensando com a energia gerada no imóvel próprio. “Temos projetos em todo o Vale e Alto Vale do Itajaí, bem como em outras regiões do estado e no Paraná. Nossa equipe está pronta para oferecer a melhor solução quando o assunto é energia solar”, ressalta o diretor da PomerSun Energia Renovável.

Fale com a PomerSun

Saiba mais em: pomersun.com.br
Telefone: (47) 99256-9218
E-mail: comercial@pomersun.com.br
Nas redes sociais: @pomersun

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias