Na terça-feira, dia 12, voluntários da Rede Estadual de Saúde do Homem (Resh) estiveram no Testo Notícias para conversar sobre a campanha Novembro Azul. O advogado Tarcisio Geroleti da Silva e o fisioterapeuta Jeferson Luiz de Miranda falaram sobre a necessidade de conscientizar o público masculino sobre a cultura da prevenção.
Campanha e atuação
Com relação ao Novembro Azul, Jeferson explica sobre a criação da campanha. “Ela foi criada em 2003, na Austrália, e foi se disseminando para o mundo todo. No Brasil, chegou mais ou menos em 2014, quando o Ministério da Saúde, junto com o Instituto Nacional do Câncer, começou a fazer algumas ações.”
A campanha é voltada ao combate do câncer de próstata. No entanto, as ações realizadas pela Rede Estadual de Saúde do Homem vão muito além disso. “O Novembro Azul é a nossa porta de entrada. Na Resh, falamos sobre saúde de forma integral, já que, para a Organização Mundial de Saúde, saúde é bem-estar físico, mental e social”, evidencia Tarcisio.
O advogado também admite que conversar sobre isso não é uma tarefa fácil, já que há muitos comportamentos e pensamentos que estão enraizados na sociedade. “É um tabu. Nós, homens, nos consideramos invulneráveis, achamos que nada acontece conosco. Isso é uma questão cultural.”
O fisioterapeuta complementa: “Só vamos ao médico quando precisamos, não temos a cultura da prevenção. E é isso que estamos tentando passar nas palestras.”
Durante as ações, os voluntários também abordam sobre as melhorias nos hábitos que podem trazer benefícios no futuro. “Sedentarismo, alcoolismo e tabagismo, por exemplo, podem vir a causar doenças. Então a prevenção é a atividade física, é uma alimentação saudável, é dormir melhor e evitar qualquer tipo de excesso. A qualidade de vida influencia na maior parte das doenças. Quanto mais eu tiver uma vida saudável, mais posso evitar uma série de doenças”, contextualiza Jeferson.
Para Tarcisio, é preciso que o homem comece a olhar para ele mesmo com pouco mais de atenção. Damos atenção para nosso carro, nossa casa, nossa família, nosso time de futebol. Tudo isso é importante, mas só é importante se estivermos vivos.”
Sobre a Resh
A Rede Estadual de Saúde do Homem nasceu há três anos e se dedica à conscientização dos homens. Foi criada em Pomerode, mas atende a todo o estado e, por isso, os voluntários são divididos em duas frentes de trabalho, uma voltada para o estado e outra voltada para atuações em Pomerode. “Em ambas, focamos em conscientizar através de palestras e rodas de conversas. O grupo estadual também se propõe a criar outras redes municipais”, explica Tarcisio.
A organização também está precisando de voluntários para integrar os trabalhos. “Qualquer homem pode ser voluntário da Resh, basta ter acima de 18 anos. Não temos pré-requisitos e não precisa ser da área da saúde, até porque a maioria de nós nem é. Não precisa saber falar em público, é possível ajudar de diversas formas”, contam.
Camiseta Novembro Azul
Neste ano, a Resh está comercializando a camiseta do Novembro Azul. A campanha de 2024 tem como lema “Saúde também é papo de homem”. A camiseta pode ser adquirida na Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Pomerode e está sendo vendida a R$ 35. “A renda será revertida para a própria instituição que, até o momento, tem sido custeada basicamente pelos voluntários”, explicam.
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