No dia 1° de setembro, o primeiro procedimento de colocação de balão intragástrico foi realizado no Hospital e Maternidade Rio do Testo pelo Dr. Lênin Rodrigues de Lima e auxiliado pelo Dr. Gilberto Nicocelli, ambos especialistas em Cirurgia Geral.
O método de colocação do balão é indicado nos casos de obesidade onde não se deseja realizar a cirurgia bariátrica ou que não possuem indicação cirúrgica.
Considerado minimamente invasivo, realizado com auxílio de endoscopia digestiva alta e sob sedação, sem a necessidade de internação hospitalar e sem cortes.
O HMRT possui infraestrutura para realizar uma série de procedimentos em várias especialidades e dispõe de uma equipe de excelentes profissionais.