Anualmente, o Laboratório Sandrini lança campanhas voltadas para o Novembro Azul com o intuito de auxiliar na conscientização a respeito de doenças masculinas, principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No entanto, neste ano, a administração decidiu desenvolver a comunicação da campanha de uma forma diferente.
De acordo com um dos sócios do laboratório, Vilson Sandrini Filho, conhecido como Vilsinho, a ideia era ter uma forma um pouco divertida e mais direta de conversar com o público masculino. “Naturalmente, o homem já tem uma dificuldade de procurar auxílio médico, mesmo que esteja doente. Mais difícil ainda é ele buscar ajuda ou se cuidar sem estar sentindo absolutamente nada”, explica.
Com isso, o objetivo da campanha é fazer com que o homem decida começar a ser cuidar, principalmente quando se trata do câncer de próstata, um dos cânceres que mais mata homens. “A melhor forma seria que ele buscasse um médico, nesse caso o urologista, para fazer o exame de toque. E essa realmente é a melhor opção. Porém, a gente não pode tapar os olhos para um tipo de preconceito que existe em relação à busca desse exame.”
Dessa forma, o Laboratório Sandrini buscou por um jeito de ser provocativo para que os homens iniciem a realização do exame. “Se não for o toque, que seja o exame de sangue para rastreio de câncer de próstata. Essa é uma excelente alternativa para que ele acompanhe a possibilidade de ter alguma alteração hormonal na próstata”, enfatiza.

Com relação ao exame de sangue, Vilsinho evidencia a facilidade de realização e a rapidez no tempo do resultado, que sai em no máximo três dias. “Nós fazemos a coleta domiciliar caso o cliente queira, não precisa estar em jejum, tiramos pouco sangue e não dói. Não existe justificativa para que o homem não faça.”
Já sobre o custo, o exame em novembro tem dois valores: de R$ 15 e R$ 25. “O mais barato já mostra se há algum problema com a próstata. O mais caro traz junto uma série de informações complementares”, explica.
Por fim, ele deixa um alerta a todo o público masculino. “Hoje em dia, com as tecnologias e com uma descoberta constante de novos problemas, não dá mais para se ter essa ideia de que não ir ao médico significa ter saúde. É necessário que o homem se coloque numa posição de responsabilidade e comece a se cuidar como todos os outros se cuidam.”,
Quer conferir a entrevista completa com o Vilsinho, um dos sócios do Laboratório Sandrini? Clique aqui e confira.