22.2 C
Pomerode
sábado, 04 de dezembro de 2021

Farmácia Solidária já recebeu duas toneladas de medicamentos este ano

Blumenau é uma das três cidades em todo o Estado que oferece o serviço

A Farmácia Solidária, vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, faz a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários, com objetivo de fornecer itens não padronizados na rede pública de Blumenau para a comunidade. A cidade é uma das três em todo o Estado que oferece o serviço.

A estrutura, localizada no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, no bairro Itoupava Norte, aceita doações de remédios com prazo máximo de três meses para o vencimento. Além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas que possuem convênios particulares também podem ter acesso à medicação, mediante a apresentação de prescrição válida, exceto aqueles sujeitos a controle especial.

De janeiro até agora, a Farmácia Solidária já recebeu mais de duas toneladas de medicamentos que estão dentro do prazo de validade e podem ser dispensados posteriormente. Este ano, já foram doados 213 quilos para outros municípios. Durante todo o ano de 2020, foram recebidos pouco mais de mil quilos de medicamentos para serem fornecidos aos usuários.

O Prefeito Mário Hildebrandt destaca a estrutura presente no município. “Toda unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatório Geral (AG) de Blumenau possui uma caixa coletora. Nestes locais, os usuários podem deixar os medicamentos que não utilizam para serem destinadas à Farmácia Solidária. O Programa nos permite aproximar pessoas que não precisam do medicamento e usuários que muitas vezes não tem condições de comprar”, salienta.

As unidades também têm acesso à lista de medicamentos doados que estão disponíveis para retirada, no entanto, como os remédios estão disponíveis para todos os usuários que apresentem receita médica, não há reserva de medicamentos.

Descarte de medicamentos
A orientação é para que a população não jogue medicamentos em vasos sanitários ou pias para evitar que as substâncias cheguem até rios e córregos, prejudicando o meio ambiente. Neste sentido, a Farmácia Solidária também atua no descarte de remédios vencidos ou impróprios para uso. Estes itens podem ser deixados pela população em qualquer unidade de saúde para posterior encaminhamento à empresa especializada para o descarte correto.

Em 2020, foram recebidos 1.120 quilos de medicamentos que tiveram descarte correto e deixaram de ser jogados no meio ambiente. Este ano já foram recebidos 982 quilos de medicamentos para serem descartados.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias