A Justiça Eleitoral realizou a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024 nas cidades de Rio dos Cedros e Pomerode. A solenidade, que marca o encerramento formal do processo eleitoral, ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 11, no Fórum de Pomerode.

A Juíza Diretora do Foro da Comarca de Pomerode, Dra. Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet, presidiu o ato de promulgação dos candidatos, que contou com a presença do Promotor Eleitoral, Dr. José Renato Côrte e da Promotora de Justiça, Dra. Rejane Gularte Queiroz Beilner. O atual prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, o prefeito reeleito de Rio dos Cedros, Jorge Stolf, o Delegado de Polícia Civil, Jhon Endy Lamb, e o comandante da Polícia Militar de Pomerode, Capitão Felipe Peixoto, também marcaram presença, reforçando o caráter institucional do evento.

A diplomação, como explicou o Chefe de Cartório da 55ª Zona Eleitoral, Rafael Leon Menezes Sanches, é o ato que oficializa o resultado das eleições. “A cerimônia de diplomação certifica o resultado das eleições. É o momento em que a Justiça Eleitoral entrega o diploma a cada um dos eleitos, confirmando que foram escolhidos dentro das vagas disponíveis, e também aos suplentes, que poderão acessar seus diplomas on-line. Este documento credencia os eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro nas respectivas Câmaras de Vereadores”, destacou Rafael.

Durante a cerimônia, houve homenagens especiais. A eleitora Elfrieda Steinert, a pomerodense mais idosa a participar do processo eleitoral, foi reconhecida por seu engajamento cívico, enquanto Daniela Wirth Cipriani, mesária de Rio dos Cedros, recebeu aplausos por mais de 25 anos de serviço voluntário durante as eleições.

Após as homenagens, a diplomação prosseguiu com a entrega dos diplomas aos nove vereadores eleitos de Pomerode, encerrando-se com a diplomação do prefeito eleito, Rafael Ramthun, e seu vice, Daniel Buerger. Na sequência, os vereadores de Rio dos Cedros foram diplomados, seguidos pelo prefeito reeleito, Jorge Stolf, e seu vice, Rafael Nones.






O vereador mais votado em Pomerode, reeleito para o próximo mandato, Geliandro Ribeiro, expressou seu sentimento de gratidão. “É um momento de agradecer a Deus, primeiramente, e a todos os pomerodenses que confiaram em nós nas urnas. Este ato de diplomação confirma o resultado e nos permite tomar posse no próximo ano. Meu compromisso é manter a coerência, a independência nas votações e fiscalizar com transparência. É fundamental aproximar a comunidade da política, e vamos fortalecer isso ainda mais no próximo mandato.”

Rafael Ramthun, prefeito eleito de Pomerode, ressaltou a importância do evento e o início dos trabalhos da nova gestão. “A cerimônia de diplomação é essencial, pois certifica o resultado das eleições. É aqui que recebemos o diploma, confirmando nossa eleição e permitindo que, a partir de 1º de janeiro, assumamos nossos cargos e iniciemos o exercício dos mandatos. Este é o ponto final legal do processo eleitoral, onde tudo se encerra para que possamos, enfim, unir esforços em prol da cidade.”