A reunião será feita de forma individual com os prefeitos das seguintes cidades: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. No mesmo local, o governador fará a entrega de viaturas da Polícia Civil e da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) para a região.
“Estamos falando com todos os 295 prefeitos do nosso estado para entender o que cada município elenca como obra prioritária. Com esse diálogo aberto e conversa olho no olho, vamos conseguir aplicar os recursos em projetos que farão a diferença na vida dos catarinenses”, destacou Jorginho.
Os prefeitos, no entanto, têm reclamado do congelamento dos recursos acertados na gestão anterior e a consequente paralisação das obras. Em recente audiência pública realizada na Assembleia Legislativa sobre o tema, os prefeitos se manifestaram pela continuidade dos repasses. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, por exemplo reconheceu o direito do governo em reavaliar os contratos celebrados na gestão passada, mas cobrou do Estado a compreensão da necessidade de concluir obras estruturantes que estão paralisadas e comprometem a qualidade de vida da população local.
“Os prefeitos seguiram rigorosamente a legislação para essas transferências e convênios”, garantiu. “Precisamos ter um cronograma efetivo desse repasse, que já está atrasado.”
Na mesma linha, os prefeitos de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, e de São Joaquim, Giovani Nunes, pediram que o que foi celebrado entre o Estado e o município, independente do governador, seja cumprido. “Precisamos receber esses recursos, mesmo que de forma parcelada, pois a cada dia que passa a obra iniciada e não concluída se torna mais cara”, disse Rosa.
Jorginho já esteve em Xanxerê, Chapecó, Criciúma, Araranguá, Tubarão e Concórdia e pretende concluir a visita a todas regiões do estado em 45 dias.