O pré-candidato a deputado federal, João Alberto Pizzolatti Neto, do Progressistas (PP) visitou a sede do Testo Notícias na segunda-feira, 25 de julho. Ele está cumprindo agenda pelas cidades do Vale do Itajaí, ouvindo lideranças e a população.
Entre os principais temas abordados durante o bate-papo com a equipe do jornal, João Alberto reforçou a importância da região ter um representante em Brasília, bem como a necessidade de renovação da Câmara Federal. “Quero ser o deputado do Vale, ser um autofalante das boas ideias do Vale, e não apenas na busca de resultados e luta pelas bandeiras da região, mas também numa cooperação de ideias”, afirmou.
João integra uma família que tem uma longa atuação e tradição na vida política, fato que segundo ele, contribuiu para que desejasse traçar os mesmos passos. “Meu pai foi deputado por cinco oportunidades diferentes. Sempre estávamos muito próximos dele. Até no começo não gostávamos muito disso, porque era o que nos afastava. Mas, também tivemos a oportunidade de acompanhar bem de perto tudo o que ele fez pelo estado.”
Para João Alberto foram os esforços feitos pelo pai em Brasília que contribuíram muito para o desenvolvimento de várias cidades da região. “O que me aproximou e me fez querer seguir por essa via é que trabalhamos muito com resultados, trabalhamos buscando recursos federais para as cidades e o estado. É muito gratificante ver que esforços coletivos geram mudanças significativas em comunidades que foram atendidas, por isso que eu quis me aproximar e dar a minha contribuição.”
É exato esse olhar voltado para a infraestrutura de pequenas e médias cidades que será base de trabalho de João Alberto. “O desenvolvimento dessas cidades passa obrigatoriamente pela infraestrutura. Hoje temos uma malha viária ineficiente que corta todo o estado. Metade do PIB de Santa Catarina passa por ali e as estradas estão horríveis, o que acaba elevando os custos dos transportes e também dos produtos e insumos que são transportados, perdendo competitividade. É quase mais caro cruzar Santa Catarina do que cruzar o mundo”, ressaltou.
Outra bandeira que João Alberto apontou como crucial é a causa municipalista e a correta distribuição de recursos para as cidades e os estados. “Todos sabemos que pagamos muito mais impostos do que deveríamos. O problema é que 60% de tudo o que é pago nos municípios vai para Brasília. É muito injusto, porque apenas 24% retorna para o estado e somente 18% para as cidades. Fica muito pouco para cá e na minha opinião deveria ser o contrário. E lutamos para isso, temos a obrigação de fiscalizar.”
Outro ponto abordado durante a entrevista é a busca de soluções mais simples e uma carga de impostos mais progressivos para pequenas e médias empresas. “Sete entre cada 10 empregos gerados no país são de pequenas empresas. Hoje já é muito difícil para o gestor manter seu empreendimento funcionando de forma sustentável e lucrativa, acrescido de uma carga tributária extrema.”
João Alberto também falou sobre a busca por soluções eficientes. “Precisamos encontrar novas soluções para os velhos problemas e Santa Catarina é mestre nisso.”
O pré-candidato considerou ainda aspectos das convenções partidárias realizadas no fim de semana, bem como a construção de cenários para as eleições estaduais e federais.