19.3 C
Pomerode
domingo, 29 de maio de 2022

Economia diversificada, respeito às raízes e um futuro promissor

Prefeito Ércio Kriek e vice, Chico Hass, falam sobre o orgulho de comandar a administração de Pomerode

Uma cidade que tem muito do que se orgulhar, cultiva suas tradições, carrega no DNA o apresso pelo trabalho e busca evolução constante. É dessa forma que o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek (DEM), e o vice-prefeito, Chico Hass (PSDB), definem Pomerode em seus 63 anos de emancipação.

Para eles, uma das principais forças do município reside na economia diversificada, com uma indústria forte, comércio pujante, mão de obra qualificada, turismo em constante ascensão e a retomada de outros setores, como o agrícola. “Com tudo isso e competência administrativa, conseguimos fazer com que Pomerode cresça de forma ordenada”, comenta Chico. Ércio destaca ainda que a convivência harmoniosa entre os setores torna Pomerode uma cidade diferenciada e a coloca entre as principais economias do estado.

Para ele, que está em seu terceiro mandato como prefeito e já exerceu os papéis de vice-prefeito, secretário e vereador, ter a possibilidade de participar de perto da tomada de decisões que fizeram com que Pomerode chegasse ao patamar em que está hoje é motivo de muito orgulho. Além disso, enaltece o importante papel de cada um que contribuiu com a construção do município ao longo de todos os anos de história, desde os tempos da colonização. “Precisamos valorizar nossos antepassados e aprender com eles. Se hoje somos o que somos é por conta de nossa cultura e tradição”, pontua.

Ainda com relação às contribuições das gerações passadas, Chico relembra que a agricultura foi um dos principais pilares da construção da cidade. Ele cita a força da produção leiteira dos tempos em que a cidade possuía diversas queijarias, o plantio do fumo e muitas outras atividades do campo que foram se perdendo com o passar do tempo. O momento, no entanto, é de retomada, com muitas pessoas enxergando na agricultura uma forma de complementação de renda, economia (plantio para subsistência) e oportunidade de futuro. “A agricultura conseguiu se transformar durante os anos e se reavivar.”

Ambos comentaram sobre o adiamento da Festa Pomerana, anunciado ainda em dezembro de 2021. Uma atitude embasada no conhecimento repassado pelos profissionais de saúde e na atuação da equipe de secretários, que se reuniu e avaliou toda a situação antes de decidir pela não realização do evento. Ércio e Chico destacaram que a decisão foi acertada, sobretudo pelo número de casos ativos registrados nesse início de janeiro.

Ércio avalia que a pandemia trouxe um cenário até então impensável e mostrou o quanto é preciso ouvir as pessoas, buscar conhecimento com os especialistas da área e seguir as orientações. “Precisamos ser flexíveis, é necessário que planejemos, mas que seja possível realizar ajustes quando necessário”. Ele destacou ainda que a pandemia mostrou o quanto a união e a esperança são importantes. Para Chico, vale ainda a reflexão sobre a necessidade de colocar a vida em primeiro lugar e demonstrar mais paciência e empatia. “Além disso, acredito que esses dois anos nos ensinaram que há momentos em que é preciso saber recuar. Esse é o momento em que precisamos nos precaver”, assinalou.

Para finalizar, Ércio e Chico agradeceram a contribuição de cada morador de Pomerode, nascido aqui ou que tenha escolhido a cidade como casa, na construção do presente e do futuro. Ércio aproveitou para fazer um convite a todos. “Que nós, onde quer que estejamos no dia 21, às 21h, façamos um brinde pela nossa cidade, seja com água, café, cerveja ou refrigerante”. Para comemorar o aniversário de Pomerode, um material será divulgado nas redes sociais da Prefeitura.

Na sexta-feira, 21, você confere uma entrevista com o prefeito e o vice-prefeito na página do Facebook e no canal no Youtube do Testo Notícias, em pauta estarão esses e muitos outros assuntos, não perca!

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias