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Candidatos a prefeito apresentam propostas para a infraestrutura

Os cinco postulantes ao cargo falam sobre as iniciativas para o desenvolvimento de Pomerode

Foto: Andressa Raduenz

O Testo Notícias inicia hoje uma série especial que tem por objetivo possibilitar aos eleitores conhecer as iniciativas das cinco chapas que estão concorrendo ao comando do Executivo pomerodense. Nesta e nas próximas três edições que antecedem as eleições municipais, os candidatos serão convidados a apresentar suas visões e propostas acerca de temas selecionados pelo jornal, tendo em vista as áreas que norteiam as discussões da sociedade e despertam mais questionamentos por parte dos leitores.

O tema definido para a primeira semana é: infraestrutura. Cada candidato possui um espaço assegurado, e delimitado, para responder ao questionamento: Qual o principal desafio a ser enfrentado por Pomerode na área da infraestrutura; e quais são as suas propostas para vencê-lo?

A ordem das colunas respeita o critério alfabético, levando em conta a inicial do nome do candidato a prefeito (de A-Z). Tanto nesta quanto nas próxima edições, as chapas possuem um horário limite para enviar suas respostas. Além disso, é vedada a hipótese de ataques pessoais ou questionamentos entre os candidatos, que gerem debates.
Acompanhe esta série especial e fique por dentro das propostas de cada candidato.

Obs: a grafia contida nas respostas é de responsabilidade de cada candidato. Os textos apenas são encaixados no projeto gráfico do jornal, respeitando a tipagem da fonte e demais itens.

Beto Ramlow e Profª Glória – Republicanos/PSC


A Coligação Pomerode nas mãos do Povo deseja uma Pomerode mais justa em todos os bairros e uma das bandeiras de ação é a melhor infraestrutura e qualidade em obras e a mobilidade urbana melhorada com rotatórias interligando ruas principais, e tornar a Avenida 21 de Janeiro em via pavimentada para melhor escoamento do trânsito. Trabalharemos com mais ampliações de ciclo vias e melhoramento das ciclo faixas já existentes. Fazer troca dos pontilhões de madeira nos bairros, colocando infraestrutura de pontes de concreto ou ferro que permitam melhor escoamento de trânsito nas localidades onde exista maior fluxo de trânsito. Faremos a criação de aplicativo para celular ou tecnologia de redes sociais que possam fazer o povo indicar problemas nos bairros e ruas através de aplicativo e plataforma digital conectado diretamente a Ouvidoria, ou Obras e a gerência de trânsito/Defesa Civil. Criar mais espaço na região central para estacionamentos e desafunilar o trânsito criando mais espaços na via para automóveis. Garantir a melhor manutenção da iluminação pública existente, bem como atender as demandas da expansão da rede, incluindo as áreas nos bairros mais afastados da região central. Saneamento básico geral com fornecimento de água potável e boa rede de esgoto para a comunidade através de uma parceria público-privada que não impacte muito no bolso das famílias de Pomerode, porém que acabem com o problema de falta de água na rede da Samae e que atenda os problemas de esgoto a céu aberto e redes de esgotos adequados conforme a Lei 11.445/2007 do marco nacional de saneamento básico. Melhorar as facilidades, ou menos burocracias para habitação; é outro ponto forte que desejamos trabalhar, visto que existe um déficit de habitação apontado pelo PNAD o estima existir entre 250 e 300 famílias morando em situação de precariedade em Pomerode.

Ércio Kriek e Chico Hass – DEM/PSDB/PP/PSD


Caros amigos. Infraestrutura sempre foi uma preocupação nossa, pois Pomerode cresce a olhos vistos. Sendo assim, primamos que isto ocorra de forma ordenada no que diz respeito a esta área. Na atual gestão, realizamos vários estudos técnicos (Plano de Mobilidade Urbana) no intuito de melhorarmos a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, resolvendo problemas no que diz respeito ao trânsito, principalmente em horários de pico. Nunca se pavimentou tantas ruas/trechos na história. São mais de 65 vias contempladas, totalizando 29.700 metros.

A obra mais aguardada pela comunidade, que iniciamos na atual gestão e entregaremos até o final do mandato, é a implantação da primeira parte do projeto de execução do Contorno Oeste, ligando Pom. Fundos ao Rib. Areia. Que irá desafogar o trânsito e direcionar veículos de grande porte, desviando assim, da região central.

Com relação ao maior desafio que enfrentaremos na área da infraestrutura, acreditamos que seja continuarmos pavimentando cada vez mais ruas, levando ainda mais conforto (trocando paralelepípedos em algumas vias) e qualidade de vida à população. Muito já fizemos e afirmo que, com muito trabalho e comprometimento, Chico e eu faremos ainda mais. Quando se tem experiência e seriedade, o que alguns veem como empecilho, nós vemos como motivação.

Além disso, outras duas ligações muito importantes de bairros serão viabilizadas e concluídas em nossa gestão: a segunda etapa da ligação do Rib. Areia com T. Rega e o prolongamento da Rua Mato Grosso até o bairro T. Rega. Estas duas obras irão desafogar o trânsito e garantir mais fluidez no centro e nos bairros do Município.

Outras importantes ações previstas em nosso Plano de Governo são a transferência do Terminal Rodoviário para um local mais adequado, evitando o tráfego de ônibus na região central, buscar junto ao Estado a municipalização parcial da SC-110 (Pomerode/Jaraguá), para que seja possível sua manutenção e revitalização quando necessárias e execução de passeios públicos com acessibilidade, bem como a ampliação da malha cicloviária.

Frank Volkmann e Deoclides Corrêa – Podemos


Um dos maiores desafios que Pomerode convive hoje é o ritmo de pavimentação muito lento, se comparado com cidades vizinhas, e asfalto com qualidade ruim. Faltam vias alternativas para interligar bairros e desviar fluxo, obrigando que tráfego pesado, tráfego local e turistas sobrecarreguem as mesmas vias. A bicicleta, tão arraigada em nossa tradição e com tantos aspectos positivos, tem se tornado cada vez mais perigosa para o ciclista, por falta de vias para trafegar com segurança. O município tem necessidades de obras todos os anos, não apenas no último ano do mandato. Um planejamento que pensa no pomerodense tem ações e obras balanceadas ao longo de todo o mandato, sem deixar apenas para último ano com viés eleitoral.

– Conclusão das ruas com pavimentação iniciada;
– Planejar e implantar ciclovia na beira-rio, criando um eixo seguro para aqueles que utilizam a bicicleta
– Conclusão da ligação Pomerode Fundos – Ribeirão Areia
– Planejar eixos viários para desafogar a cidade. Aproveitar estudos para implantação de pontes e melhorar a Avenida 21 de Janeiro, criando opções viárias;
– Avançar na interligação Vale do Selke – Centro – Wunderwald – Testo Rega, permitindo outras rotas para fluxo de veículos;
– Implantar barreira física entre ciclovias e pistas de rodagem, dando mais segurança para o uso da bicicleta;
– Elaborar e divulgar planejamento de pavimentação no primeiro ano, para que haja transparência na execução das obras;
– Buscar eficiência nas obras de pavimentação, para aumentar o aproveitamento de cada real gasto e a quantidade de ruas asfaltadas;
– Trabalhar em pavimentação nos 4 anos, e não somente na véspera da eleição. Obras eleitoreiras acabam ocorrendo com pouco controle e fiscalização, perdendo qualidade e desperdiçando dinheiro;
– Substituir lombadas eletrônicas por faixas elevadas (ou cruzamentos elevados), eliminando a máquina de multas;
– Construção e manutenção de calçadas em vias pavimentadas;
– Fazer estudo transparente e dar início a infraestrutura para o saneamento básico. Buscar participação da comunidade, Câmara de Vereadores e entidades, expondo dados claros e concretos, para em conjunto definir o que é melhor para Pomerode.

Jair Klebber e Marcos Dallmann – MDB


Inicialmente é importante destacar que infraestrutura é o conjunto de elementos básicos indispensáveis que estimula o desenvolvimento socioeconômico da cidade, sendo formada pelos serviços de saneamento (coleta de lixo, água tratada, coleta e tratamento de esgoto e limpeza de vias públicas) e transporte (mobilidade urbana e construção e manutenção de estradas). 

Entendemos que o principal desafio consiste em mapear os problemas e definir as prioridades, pois obras não faltam para ser executadas. Nosso esforço será no sentido de um planejamento minucioso, uma coordenação detalhada de projetos e o uso transparente dos recursos públicos, o que é sempre um aspecto relevante, visto que os recursos envolvidos, geralmente são significativos. Na verdade, buscaremos qualificar as obras de infraestrutura, o que repercutirá de forma positiva em diversas outras áreas, atuando como um fator importantíssimo no desenvolvimento econômico da cidade, além de criar melhores condições de vida para os munícipes.

É fundamental que o saneamento e o transporte caminhem lado a lado, pois um acaba complementando o outro. Logo, não adianta construir uma estrada sem planejar o saneamento, visto que, transcorrido um curto espaço de tempo, a via deverá ser reaberta para receber a devida implantação do mesmo, demonstrando assim, uma clara falta de planejamento, além do transtorno causado ao morador que contribuiu para a construção daquela via e, o que é mais grave ainda, duplicidade de gastos públicos. Em outras palavras, não adianta simplesmente aplicar o recurso público em infraestrutura, se determinada obra é mal planejada e executada.

Considerando que o bem maior é povo pomerodense e consequentemente o seu bem-estar, investimentos precisos em infraestrutura certamente serão uma de nossas bandeiras a ser defendida.

Assim sendo, é sabido que para Pomerode se desenvolver econômica e socialmente, serão necessários investimentos qualificados em infraestrutura, e para isso, não mediremos esforços na busca de recursos nas esferas estaduais, federais e com parcerias mais amplas, no que diz respeito à entrega de serviços e materiais apropriados para as obras, objetivando não endividar o Município.

Rafael Ramthun e Neusa Stoll – Patriota


A infraestrutura é o conjunto de elementos que estimula o desenvolvimento socioeconômico de uma região, que nela estão inclusas o saneamento básico, transporte, telecomunicação, energia. Porém, o que conhecemos hoje de infraestrutura está somente ligado a parte de transporte, que nos remete a parte construtiva como pontes, vias públicas, obras de drenagem e pavimentação, mas a infraestrutura vai além disto, pois, é o que garante a qualidade de vida dos munícipes de Pomerode. Então, vamos utilizar o termo mais adequado para falar das soluções, e este se chama planejamento urbano. Para resolver os problemas existentes elencamos as seguintes adequações: Pensar no município de forma integrada, conectando os serviços de água, esgoto, resíduos, conforto ambiental; Continuar o programa de pavimentação asfáltica; Melhorar o sistema de drenagem pluvial; Avaliação da revitalização ou construção de calçadas; Dar maior atenção as ruas não pavimentadas, como patrolamento, carro pipa, macadame; Revitalizar e padronizar os pontos de ônibus e lixeiras; Reestruturar o plano de mobilidade urbana; Busca de projetos para a revitalização da Avenida 21 de Janeiro, Presidente Costa e Silva, Hermann Weege, e da Luiz Abry; tudo isso faz parte da infraestrutura, mas o maior desafio é o saneamento basico. Acreditamos que avançar no saneamento básico é tarefa urgente, pois temos um TAC (termo de ajuste e conduta) que tem como prazo a ser cumprido até 2033. Os benefícios do saneamento básico para a saúde da população e para o setor produtivo são enormes, o saneamento básico. É saúde. A modernização da infraestrutura passa inevitavelmente pelo aumento de investimentos privados e pelo fortalecimento da agências reguladoras. Por fim, ressaltamos que a infraestrutura é a força vital, para garantir funcionalidade de nosso planejamento urbano, nossas preposições foram construídas de forma participativa da comunidade, as reais necessidades com olhar para o futuro, então garantindo uma cidade direcionada ao desenvolvimento sustentável. Para solucionar esse desafio, temos que elaborar urgentemente bons projetos na esfera estadual e federal que darão suporte para solucionar esse desafio.

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