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Candidatos a prefeito apresentam propostas para a educação

Postulantes ao cargo falam sobre as demandas e soluções para uma das mais desafiadoras áreas

Foto: Divulgação

O Testo Notícias dá continuidade à série especial que tem por objetivo possibilitar aos eleitores conhecerem as iniciativas das cinco chapas que estão concorrendo ao comando do Executivo pomerodense. O tema definido para a terceira semana é: educação. Cada candidato possui um espaço assegurado, e delimitado, para responder ao questionamento: Qual o principal desafio a ser enfrentado por Pomerode na área da educação; e quais são as suas propostas para vencê-lo?

Lembramos que a ordem das colunas respeita o critério alfabético, levando em conta a inicial do nome do candidato a prefeito (de A-Z). Tanto nesta quanto nas próximas edições, as chapas possuem um horário limite para enviar suas respostas. Além disso, é vedada a hipótese de ataques pessoais ou questionamentos entre os candidatos, que gerem debates.

Algumas observações 

– O número máximo de caracteres disponíveis para a resposta de cada candidato é de 2.200 (contando com os espaços), regra previamente comunicada a todos os candidatos. Ao exceder esse limite, o texto é cortado a partir do caractere seguinte, sem edição.

– A grafia contida nas respostas é de responsabilidade de cada candidato. Os textos apenas são encaixados no projeto gráfico do jornal, respeitando a tipagem da fonte e demais itens.

Beto Ramlow e Profª Glória – Republicanos/PSC


Divulgação/

Na educação trabalharemos para agilizar o término de mais duas creches (Ribeirão Areia – Testo Central) para atender com mais vagas as famílias que trabalham em períodos de turnos em nossas empresas; criar o programa Visita-escola, e onde os alunos de escolas do município de Pomerode vão interagir com alunos de outras escolas através de visitas para que troquem experiências; incentivar a qualificação dos professores e levar os professores a conhecer as famílias através de eventos nas escolas, direcionadas para educação comportamental e social; reativar a Feira do Livro para dentro das escolas do Município de Pomerode; incentivar mais Feiras de Matemática ou de projetos elaborados pelos alunos nas escolas; equipar melhor as salas de Informática das Escolas com melhor equipamento; fornecer material didático e pedagógico com melhor qualidade, assim como material esportivo para as escolas; apoiar instituições com cursos profissionalizantes para capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho, inclusive com parcerias via Sistema Senai; diversificar as refeições nas escolas com acompanhamento de nutricionista, para uma vida mais saudável para nossas crianças; incentivar os Auxiliares de Serviços Gerais nas escolas a se qualificarem; tentar implantar o projeto de Transporte escolar Casa-Escola em convênio com a iniciativa privada; implantar a parceria do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente com o Conselho Escolar Municipal para melhorar o atendimento a comunidade e as escolas; implantar o Projeto Língua Alemã com a criação de um concurso entre as escolas bilíngues para que jovens possam aprender sobre a cultura e a língua alemã, e fazerem e participarem do Projeto Chat Der Welten (Governo Alemanha/Parceria), inclusive tentando premiar anualmente entre 6 a 10 jovens com passagem e estadia para conhecer nossa cidade parceira Greifswald, com uma/duas semanas de intercâmbio para os alunos com os melhores projetos anuais nas escolas.

Ércio Kriek e Chico Hass – DEM/PSDB/PP/PSD


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Caros amigos e amigas. A educação sempre foi e sempre será uma área que terá a nossa atenção. Pomerode é referência neste sentido. Demos início a um processo de renovação e modernização tecnológica nas unidades de ensino, com destaque para a colocação de lousas digitais. Algo que terá continuidade nos próximos anos, através da ampliação da conexão de internet sem fio nas escolas e CEIS, incentivando o uso pedagógico de recursos tecnológicos. Criaremos também o Espaço Maker, que visa desenvolver o protagonismo dos alunos através do desenvolvimento de habilidades e competências para a resolução de problemas e os professores tornarem as aulas mais interessantes e dinâmicas. Vamos também equipar nossas escolas com Chromebooks e laboratórios móveis de informática. Acreditamos que o nosso maior desafio seja ampliarmos a ofertas de vagas na Educação Infantil, uma luta antiga e de difícil solução. Tem candidato prometendo resolver essa situação num passe de mágica. Não é tão simples, mas estamos no caminho certo. Em breve, dois novos Centros de EF serão inaugurados. Tratam-se de obras com recursos federais e que contaram, infelizmente, com atrasos em suas execuções, por falta de autorização do Governo para finalizarmos com recursos próprios. Não adianta em época de campanha ir lá, gravar vídeo, criticar. Nós somos os maiores interessados em inauguramos o quanto antes estas unidades e minimizarmos os impactos da falta de vagas na vida da nossa comunidade. Lugar de criança é na escola. E, nesta linha de pensamento, outra meta que temos é ampliarmos a oferta de atividades de contraturno através de oficinas de aprendizagem e reforço nas escolas, fomentando parcerias com instituições que ofereçam iniciação profissional, empreendedora, artística, cultural e recreativa. E, como não poderia deixar de ser, pretendemos fortalecer e qualificar ainda mais o Ensino Bilingue até o nono ano, nas escolas, oportunizando certificação linguística para os alunos. Buscaremos também parcerias com a Secretaria de Estado de educação para a implantação de Ensino Bilíngue no Ensino Médio. Faremos ainda a construção do Ginásio de Esportes na Escola Vidal Ferreira, uma obra tão aguardada.

Frank Volkmann e Deoclides Corrêa – Podemos


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O principal problema a ser enfrentado hoje na Educação é a falta de vagas nas creches.

Temos convivido com um déficit que passa de 200 vagas. Isso significa 200 crianças sem acesso ao convívio sócio-educativo, importante para o desenvolvimento infantil, mas significa também muitas famílias prejudicadas. Além da importância educacional, a creche tem um papel fundamental em permitir que as mães trabalhem. Sem poder trabalhar por falta de creche, a família tem menos renda, a mulher tem menos independência, e a economia da cidade tem menos pessoas para trabalhar, obrigando a procurar colaboradores em outro lugar. São ciclos de desenvolvimento da criança, da família e da cidade que ficam prejudicados.

O valor usado como referência no Brasil para custo da vaga de creche é da ordem de R$500 reais por mês. Duzentas crianças representam um valor de R$100 mil reais por mês, ou pouco mais de um milhão por ano. Mesmo que a Prefeitura não consiga concluir as obras de creche que estão paradas, poderia de forma rápida ter contratado essas vagas junto a creches particulares.

Para liberar este valor, bastaria cortar secretarias desnecessárias, agrupando suas atividades com outras pastas. Pomerode tem um número de secretarias bem maior que outros municípios deste porte. Cada Secretário recebe um salário de R$12 mil que, com encargos, custam mais de R$15 mil por mês ao município. Seria possível reduzir 5 secretarias, igualando o número de pastas a municípios mais enxutos. Só aí já teríamos uma economia de R$1 milhão por ano.

Ou então o valor que a cidade gastou com publicidade local em 2019, que supera R$1,5 milhão, quando somados Prefeitura, SAMAE e Câmara de Vereadores.

Enquanto o gestor não se indignar em fazer outros gastos menos relevantes enquanto há filas em serviços essenciais, como creche e atendimento de saúde, continuaremos tapando o sol com a peneira.

Sabemos que muitas vezes o prefeito tem dificuldade para fazer esses cortes em função de compromissos assumidos nas grandes coligações partidárias. Por este motivo recusei as oportunidades de fazer coligações, justamente para não ter o “rabo preso” e poder priorizar o cidadão.

Jair Klebber e Marcos Dallmann – MDB


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É importante esclarecer que todo gestor precisa conhecer as metas do Plano Municipal de Educação, que é reelaborado a cada 10 anos, alinhado com o Plano Nacional. Dentre as metas descritas neste documento, cremos que a principal a ser fomentada – e que normalmente é o anseio de toda a comunidade – é o aumento do número das vagas em creche. Este deverá ser o principal objetivo da gestão, principalmente porque desde o início da pandemia, não houve oferta de novas vagas, o que causou uma grande demanda acumulada. Para tanto, agilizaremos a finalização das duas creches em construção (que inclusive foram captadas junto ao governo federal na gestão anterior do MDB). Estas, juntas, permitirão o acréscimo de aproximadamente 200 a 350 vagas (dependendo se estas forem de horário integral ou parcial). Além disso, reorganizaremos a gestão do sistema de vagas. Concomitantemente, outro desafio será o aumento de vagas de contraturno escolar; o que necessitará investimentos em estrutura e pessoal, haja vista, que hoje as unidades de ensino não suportam esta ampliação. A necessidade de recuperação da aprendizagem dos alunos em virtude das defasagens ocorridas por conta da suspensão das aulas presenciais também é premente. Há que se organizar investimentos em reforço escolar, tecnologia e internet nas unidades de ensino, além de investimentos constantes na qualificação dos profissionais. Obras e reformas ocorrerão paralelamente, mas há preocupação especial com a aprendizagem, reorganização do currículo e sistematização da Proposta Curricular Municipal, a fim de que possamos recuperar a qualidade e a motivação dos alunos. E ainda, outro objetivo importante a ser implementado é a efetivação da mudança de nível, tão aguardada por alguns profissionais – que há muito tempo possuem formação, mas não puderam concretizar o acesso. Isto significa remunerar adequadamente cada profissional conforme seu grau de instrução e mérito. Entendemos que investir em pessoas, traz reconhecimento profissional e fixa os bons profissionais em nossa rede de ensino, diminuindo a rotatividade e garantindo satisfação pessoal, que se reverterão em comprometimento e melhoria dos índices educacionais.

Rafael Ramthun e Neusa Stoll – Patriota


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Acreditamos que a democratização da educação não é somente garantir o acesso e a permanência, dos estudantes na escola, mais também em intensificar o processo de construção da gestão democrática no espaço institucional público. Nosso plano de governo visa estabelecer uma conexão com todos os representantes da comunidade e da comunidade escolar, fortalecendo os elos entre os alunos e a família. Pois a escola é considerada um espaço social de educação que desenvolve o indivíduo, através de processos metodológicos e didáticos, viabilizando a aprendizagem dos discentes, permitindo a vivencia e a troca de experiências. Com o intuito de fortalecer o desenvolvimento e capacitação de nossos munícipes, apresentamos nossas propostas:

– Ampliar o acervo de livros das bibliotecas escolares e Municipal Pomerode;

– Investir em formação continuada de professores e demais profissionais da educação da rede municipal de ensino buscando parceria com universidades e unidades de formação complementares;

– Valorizar os profissionais da educação com a revisão do Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam na rede municipal, com ampla discussão sobre jornada, formação, crescimento na carreira, licença para estudos e equiparação;

– Propor a realização de programas, ações e eventos voltados a família em conjunto com a escola propiciando uma aproximação entre escola e família;

– Plano MEC apoiando os valores da família, tradição, religião, patriotismo e bons costumes;

– Aparelhamento das escolas públicas com equipamentos, tecnologias, matérias e pautas atuais, voltadas para as necessidades do mercado de trabalho atual e futuro;

– Aumentar vagas e horários em creches;

– Viabilizar as parcerias com creches públicas e privadas; Rever estruturas físicas de cada escola, e CEI, banheiros, salas, refeitórios, material didático;

– Ter relacionamento próximo e periódico com APPS;

– Melhorar acesso à internet nas unidades educacionais;

– Estudo da viabilidade de uma implantação de uma escola cívico militar no município de Pomerode;

– Viabilizar a estruturação das hortas comunitárias em conjunto com as APPS nos terrenos públicos do município;


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