Na noite de terça-feira (24), a Polícia Militar foi acionada por volta das 21h para atender uma ocorrência no bairro Canoas, em Rio do Sul, envolvendo ameaça com arma e tentativa de resolver disputa por conta própria.
No local, os policiais flagraram um homem de 29 anos apontando um simulacro de pistola contra outro, de 36 anos, que estava dentro de uma residência. Ao perceber a aproximação da guarnição, o suspeito descartou o objeto em uma área de mata, onde o simulacro foi posteriormente localizado e apreendido.
Ainda na cena estavam outros três homens. Dois deles fugiram em motocicletas. O terceiro, de 30 anos, afirmou que havia emprestado uma moto ao morador da casa e que, como o veículo não foi devolvido, ele e os demais se dirigiram até o endereço para tentar reavê-la, utilizando o simulacro como forma de intimidação. Ele alegou ainda que foram recebidos com um facão pelo morador.
Durante a tentativa de abordagem aos fugitivos, uma das motocicletas colidiu com a viatura da PM, causando danos ao para-choque, mas conseguiu fugir. A segunda motocicleta foi abordada na BR-470. O condutor, de 30 anos, estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida, e o veículo foi removido ao pátio.
Diante dos fatos, quatro homens foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Eles devem responder por apropriação indébita, exercício arbitrário das próprias razões, porte de simulacro e demais infrações identificadas.