15.9 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Tradição natalina passada de geração para geração

Menino de cinco anos participa, com muito orgulho e entusiasmo, da espera pelo Natal

Foto: Stephanie Stammerjohann Gehlen

Uma preparação para a chegada de Jesus. É nesse clima de expectativa que a família do Gustavo, um menino de cinco anos, vivencia o anúncio do Natal. Durante os quatro domingos que antecedem a comemoração da vinda do filho de Deus entre os homens, a liturgia convida os fiéis a se prepararem com muito amor, fé e união para celebrar o tempo do Advento, que é cheio de simbolismo e significado.

A mãe do menino, Katrien Michaela Gehlen, diz que todo ano eles enfeitam a casa e fazem a coroa, normalmente na semana que antecede o primeiro Domingo do Advento. “A cada domingo nós acendemos as velas e fazemos uma oração. Desde que o Gustavo nasceu eu tenho o hábito de ler com ele uma parte da história do nascimento de Jesus”, declara.

Para a família do Gustavo, o momento significa reunir os parentes e manter vivos os ensinamentos daqueles que já partiram e que deixaram seu legado, já que a Coroa do Advento simboliza a eternidade de Deus. Nos momentos de louvor, Katrien lembra muito bem dos hábitos e das tradições religiosas que fazem parte da família e que foram passadas de geração para geração.

“Sempre lembro das minhas avós sentadas à mesa logo cedo, lendo livros de textos bíblicos, como ‘Senhas diárias’, ‘Castelo forte’ e, ainda, fazendo suas orações. Lembro também que, muitas vezes, elas cantavam conosco os hinos. Nós acreditamos que o período do anúncio de Natal não é somente uma decoração. Para a nossa família é uma preparação para a chegada de Jesus”, enfatiza.

Stephanie Stammerjohann Gehlen/Desejo de criança: para Gustavo, o maior presente de Natal é ter a família inteira reunida.

A importância da tradição

A tradição da Coroa do Advento está na terceira geração da família. “Para mim é muito importante poder passar isso para o Gustavo e manter viva a tradição em nossa família. Explico para ele, desde pequeno, o que é o Advento e falo que estamos nos preparando para o nascimento no menino Jesus. Ele sabe que a cada domingo nós acendemos uma vela e quando a última for acesa, nós estamos chegando perto do Natal. Muitos questionam ou não compreendem os propósitos de Deus para nossas vidas, por isso, eu tento sempre explicar para o meu filho de forma simples e coerente”.

Coroa do advento

A Coroa ou a Grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal e o seu formato em círculo, com folhagens verdes, simboliza a eternidade. A cor representa a esperança e a vida, e a coroa vem entrelaçada por uma fita vermelha, símbolo do amor de Deus.

Atualmente

Na visão da família de Gustavo, na correria do dia a dia, as pessoas focam muito mais em lembrar-se de todos os presentes, e acabam deixando o essencial para trás. “O objetivo do período é a preparação e o fortalecimento da fé e da esperança para a chegada do filho de Deus, que veio nos trazer a salvação e a vida eterna”, diz Katrien.

“É óbvio que o Gustavo acredita em Papai Noel e pede presentes, mas ele também sabe que este é o dia do aniversário de Jesus, a data em que ele nasceu e veio para o mundo para ajudar todas as pessoas. Ele saber disso, para mim, já é motivo de muita alegria. Eu não posso deixar de falar que isso é resultado de um trabalho em conjunto de toda a família, que sempre valorizou o verdadeiro sentido do Natal, uma família que sempre esteve unida em amor e fé e que nunca deixou de passar um único Natal sem dar as mãos e orar em gratidão por tudo que Deus fez por cada um de nós”, finaliza a mãe.

Para o menino, o maior presente de Natal é a união. “Quero que toda a minha família venha”, diz o pequeno de uma maneira que só a genuinidade de uma criança é capaz.

Stephanie Stammerjohann Gehlen/Tradição: livro utilizado por Gustavo nos quatro domingos que antecedem o Natal.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias