Tereza Bertoldi, moradora da localidade do Santo Antônio, em Rio dos Cedros, foi reconhecida como a eleitora mais idosa da 55ª Zona Eleitoral de Santa Catarina. Com 103 anos, dona Tereza recebeu o Certificado de Mérito Eleitoral, uma honraria concedida pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), destacando sua participação contínua e exemplar no processo eleitoral brasileiro.
A cerimônia de homenagem foi realizada na tarde de terça-feira, dia 15, o Fórum de Pomerode. O ato contou com a presença da Juíza Dra. Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet e da Promotora de Justiça, Dra. Rejane Gularte Queiroz Beilner, além de autoridades e familiares, e foi um momento de reconhecimento e gratidão.

Nascida em 23 de agosto, Tereza iniciou sua jornada como eleitora aos 18 anos e desde então nunca deixou de cumprir seu dever cívico, votando em todas as eleições. A sua dedicação ao voto é um símbolo da importância que ela confere à cidadania e à democracia. “Eu acho que é o dever, né?”, ressaltou ela, quando perguntada sobre o que representa votar ao longo de tantas décadas.
A adaptação ao sistema de votação eletrônica foi tranquila para Tereza, que considera o processo digital “fácil”. Acompanhada por uma de suas filhas durante o ato de votar, ela demonstra que a tecnologia não é barreira para o exercício da Democracia.

A família de dona Tereza é um testemunho de sua influência positiva e de seu legado de educação e participação cívica. Viúva, ela teve 11 filhos (um faleceu ainda pequeno), os outros dez conquistaram diplomas universitários, motivo de muito orgulho para matriarca. Ao longo dos anos a família cresceu e agora já são 20 netos, além dos bisnetos e tataranetos, todos eles herdeiros de uma história marcada pelo respeito ao dever de votar.
Dona Tereza, que enfrentou a perda dos pais ainda na infância e foi criada com seus oito irmãos, demonstrou uma vida de resiliência e compromisso com o bem público. Tereza expressou sua emoção com a homenagem. “Estou me sentindo bem feliz é uma honra.”

Ao ser indagada sobre uma mensagem para outros eleitores, Tereza enfatizou a importância de manter a fé no voto. Sua mensagem é particularmente significativa em um cenário onde há quem opte por não exercer o direito ao voto. “Que as pessoas continuem acreditando que exercer a cidadania é uma forma de escolher o melhor para todos.”
