No dia 24 de junho, a Cidade Mais Alemã do Brasil foi palco de um novo evento que uniu as tradições alemãs e nordestinas em uma única celebração. A primeira edição do Forró com Chopp encantou os presentes ao combinar o saboroso chopp com as delícias típicas de São João e do Nordeste do Brasil. O evento contou com a presença de cerca de oito mil pessoas.
Um dos pontos altos da festa foram as apresentações de dança, que trouxeram toda a energia e alegria das tradições culturais. O Grupo Folclórico Alpino Germânico (Pomerode), o Grupo de Quadrilha Tradição Junina (Blumenau) e a esperada Quadrilha Junina Carcará do Sertão (Pomerode) encantaram o público com suas performances emocionantes.
Atendimento estendido nas unidades de saúde de Pomerode
Três unidades de saúde de Pomerode passaram a atender em horário estendido em junho. Segundo o prefeito Ércio Kriek, esse era um compromisso da administração municipal com a população pomerodense. “Nós tivemos uma burocracia para ser vencida, um concurso precisou ser feito para aprovarmos os profissionais que atuarão nesses postos e, agora, isso se tornou realidade”.
A secretária de Saúde, Lígia Hoepfner, explicou que as três unidades foram selecionadas levando em conta o fato de atenderam a maior população e que acabam sobrecarregando também o pronto atendimento do Hospital e Maternidade Rio do Testo.
Portanto, as unidades que passaram a atender em horário estendido, das 7h às 20h, sem fechar para o almoço, são: USF Benedickt Wolleck, do Ribeirão Clara; USF Ricardo Jung, que fica na Rua Natal, no Centro; e USF Rosita Zimmer, de Ribeirão Areia.
Novo pastor chega à Paróquia São Lucas
Em junho, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Lucas passou a contar com um novo pastor. Edson Plaster, de 41 anos, é natural de Espírito Santo, local onde a cultura pomerana também é muito presente. “Quando iniciei na escola, não sabia uma única palavra em português, somente em pomerano”, relembra.
Por essa herança cultural, ele fala fluentemente a língua pomerana e, quando estava na terra natal, fazia até mesmo um programa na rádio local em que as pregações eram feitas em português e pomerano. Além disso, uma vez ao ano era realizado um culto totalmente ministrado em pomerano. Durante a faculdade, aprendeu também a língua alemã.