Nessa quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, o Procon de Santa Catarina realizou uma fiscalização em salões e centros de estética em Pomerode. A ação foi acompanhada pelo Procon municipal e pela Polícia Civil.
A gerente do Procon municipal de Pomerode, Viviane Weirich Stescki, conta como ocorreu a fiscalização. “Nós estivemos em 26 estabelecimentos, localizados em vários bairros da cidade, para verificar a fixação de preço.”

A operação ocorreu em virtude da vinda do Procon estadual a Pomerode no mês de janeiro. No início do ano, os estabelecimentos abertos ao público foram orientados a terem a tabela de preços exposta aos clientes.
Com a nova mudança do Código de Defesa do Consumidor, o órgão estadual retornou à cidade nesta quinta-feira, dia 28, para fazer a cobrança e a fiscalização destas orientações.
A fiscal de relações de consumo do Procon estadual, Zoraide Pures Alves, explica que todo serviço prestado em salões ou centros de estética deve conter os valores expostos ao público. “Todos os trabalhos, como unha, cabelo e maquiagem, devem ter uma relação de preço visível e de fácil leitura”, comenta.
Zoraide acrescenta que os estabelecimentos fiscalizados estavam dentro das normas. “Eles se encontravam 100% de acordo. Ficamos felizes com isso, pois significa que nosso trabalho teve efeito. A gente fez a orientação e fizemos a cobrança.”
Além de Zoraide, o Procon estadual foi representado pelo auxiliar de fiscalização, Wilson Sadi.

Direitos do consumidor
O Procon realiza as fiscalizações nos estabelecimentos, porém o consumidor também pode auxiliar o trabalho do órgão por meio de denúncias.
Uma das ferramentas que está disponível para a população é o Zap Denúncia do Procon SC. “Nele, o consumidor pode fazer apenas denúncias. Não são aceitas reclamações”, destaca Zoraide.
A fiscal ainda explica a diferença entre eles, sendo denúncia aquilo que diz respeito a um todo, uma coletividade, e reclamação o que se refere apenas a um consumidor que foi impactado.
“Por exemplo, se você for a uma loja e não tem preços expostos na vitrine. É possível tirar uma foto, fazer uma denúncia e mandar o endereço ao Procon que iremos notificar a empresa. Já uma reclamação seria caso você comprasse um produto e não o recebesse”, comenta.
O número do Zap Denúncia é (48) 3665-9057. Por fim, Viviane releva que o consumidor é o maior fiscal de toda a linha consumerista, pois ele tem o Código de Defesa do Consumidor em mãos.
Procon municipal
O Procon de Pomerode está aberto de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Também é possível entrar em contato pelos números 3387-7220 ou 99249-8740.
