Até o fim de 2022, a Olho Embutidos e Defumados inaugurará uma nova fábrica. A edificação teve um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e que terá como resultado mais de mil metros quadrados, um pouco mais que o dobro da planta atual.
Além disso, uma parte dos investimentos está concentrada em tecnologia e modernização dos equipamentos com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir custos, criar novos produtos e ampliar a participação da empresa no mercado.
No entanto, os diretores da Olho, Luiz Antonio Bergamo e Rolf Konell Jr., enfatizam que tudo isso acontecerá preservando a qualidade do produto artesanal e tradicional. “Não queremos crescer e perder nossa identidade de produtos referências em qualidade”, destacam. “É importante usar a tecnologia sempre, mas sem perder as características artesanais que é o que atrai mais público para os nossos produtos. É o que o consumidor da Olho procura, um produto diferenciado”, complementa Bergamo.
Um exemplo disso é a linguiça Blumenau moída (200g em ATM), que é vendida para o consumidor final. De acordo com os sócios, ela é resultado de um ano de estudos junto à Duas Rodas, em que analisaram uma forma de embalar a linguiça sem perder a qualidade. “A tecnologia desenvolvida facilitou a criação de uma embalagem com a atmosfera modificada, na qual a linguiça não tem contato com o oxigênio, preservando dessa maneira suas características originais. A Olho é a única empresa de embutidos que vende linguiça moída com esse tipo de embalagem”, afirmam.
Veja como andam as obras:
Aumento da produtividade
Atualmente, a produção mensal está em torno de 40 toneladas mensal e a fábrica terá capacidade para até 100 toneladas em um único turno por mês. De acordo com Rolf, ainda para 2022, está previsto crescimento de 25% no faturamento. Depois que a fábrica for inaugurada, será possível triplicar, futuramente, o faturamento da empresa com a conquista de novos mercados e a criação de produtos.
A empresa também conta com cerca de mil pontos de vendas e deve chegar até o fim de 2022 com 1.200. O Vale do Itajaí e o Litoral são as regiões com maior concentração de pontos de vendas da Olho. Porém, já está no planejamento do departamento comercial buscar novos mercados dentro de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Olho Defumados e Embutidos pode vender para todo o Brasil, visto que a empresa é uma das poucas que tem e foi a primeira do estado no segmento de embutidos a obter a certificação SISBI, outorgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).