Na manhã de terça-feira, dia 22, foi realizada a entrega oficial para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode do “Lucas 3”, equipamento de compressão torácica para ser utilizado no atendimento à ocorrências de parada cardiorrespiratória.
Estiveram presentes membros da diretoria do CBVP, representados pelo presidente Robson Roque Heidemann, o diretor social Éder J. Reinert, o secretário Carlos R. Odwazny e o assessor jurídico Tarcísio Gerolleti, além do comandante da corporação, Carlos Hein, a secretária de Saúde de Pomerode, Lígia Hoepfner, e o excelentíssimo Juíz da Comarca de Pomerode, Dr. Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior, além de bombeiros voluntários.

O “Lucas 3” é fruto de um repasse do Fórum da Comarca de Pomerode, que destinou a verba de R$ 106.023,31 para a aquisição. A assinatura do termo de convênio ocorreu em outubro de 2022 e o equipamento chegou à corporação há cerca de duas semanas. “Os valores que as pessoas são condenadas a pagar vão para uma conta única do Poder Judiciário de Pomerode e todo ano fazemos um edital de chamamento de entidades. É sempre muito transparente e, na verdade, não se trata de dinheiro do judiciário, fazemos somente a gestão do valor. É um dinheiro da comunidade de Pomerode retornando para a comunidade de Pomerode”, explica o doutor Edison.
Este é o quarto equipamento do tipo em operação no estado, o segundo em operação em uma unidade de Bombeiros Voluntários. Para o presidente do CBVP, Robson Roque Heidemann, o “Lucas 3” traz mais qualidade ao atendimento. “Ele garante a frequência exata de pulso e a profundidade exata das compreensões torácicas para o paciente, aumentando muito a chance de reversão do quadro de parada cardíaca”, destaca.
De acordo com o comandante da corporação, Carlos Hein, a realização das compressões torácicas pelo equipamento permite que os bombeiros possam realizar os demais procedimentos necessários durante a ocorrência. “O equipamento assume uma das tarefas mais cansativas e que mais despende esforços, que é a realização da massagem cardíaca. Na soma dos esforços, isso contribui para melhorar a qualidade do atendimento.”