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Obras de recuperação na SC-108 entre Brusque e Gaspar começaram nessa quinta

As obras de recuperação e revitalização da SC-108, entre Brusque e Gaspar, no Médio Vale do Itajaí, começaram na manhã desta quinta (21/9). Depois de vistorias minuciosas na via por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), as máquinas começaram a funcionar. O secretário Jerry Comper e o Superintendente de Infraestrutura da SIE, Vissilar Pretto, acompanharam in loco o início desta obra tão aguarda pela população do Vale do Itajaí.

Os trabalhos se iniciaram no município de Gaspar, Bairro Santa Terezinha. A obra faz parte do Programa de Recuperação Rodoviária de Emergência – parte integrante do Programa Estrada Boa, lançado recentemente pelo governo do Estado.

“Estamos anunciando e começando a fazer aquilo que poderemos entregar para melhorar as condições de vida dos catarinenses e alavancar o desenvolvimento estadual”, frisa o governador Jorginho Mello, que também destaca a importância da obra, especialmente para o escoamento da produção na região.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explica que, atualmente, a SC-108 apresenta trincas de forma generalizada, remendos e desgastes no pavimento. “O trecho será totalmente revitalizado. Agora é fiscalizar e cobrar a execução correta desta obra essencial para a região. É um sonho que começa a se tornar realidade,” comemora Comper.

Detalhes das obras na SC-108 com base na análise das condições atuais da rodovia, serão necessárias as seguintes obras:

  • Roçada e limpeza dos dispositivos de drenagem;
  • Recomposição dessas drenagens e a implementação de melhorias com canaletas em pontos planos, visando o adequado escoamento da água;
  • Iniciar os trabalhos de recuperação do pavimento existente com fresagem e recomposição de concreto asfáltico com mesma espessura retirada;
  • Nos trechos mais críticos com irregularidade e degradação acentuada do pavimento, além da recuperação do pavimento existente com fresagem e recomposição em todo o trecho crítico, também deve ser aplicada uma camada de reforço de capa asfáltica.
  • Nos seguimentos que forem executados fresagem descontínua deverá ser aplicada, sobre estes, uma camada de micro revestimento asfáltico com a finalidade de melhorar a impermeabilização do pavimento. 
  • Executar nova sinalização horizontal e complementar a vertical em toda a extensão, melhorando a segurança para os usuários.

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