Com as recorrentes chuvas registradas no estado, há também dúvidas quanto a situação das rodovias federais e estaduais de Santa Catarina. Por isso, confira abaixo quais locais estão sendo possíveis passar e quais estão com bloqueios e restrições. As informações são do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina.
Rodovias federais
BR-280 – Segue bloqueada entre os km 84 e 122 (Serra de Corupá) e com tráfego em meia pista nos km 92 e 99. Há risco de novos deslizamentos e motoristas devem evitar o trânsito na região.
BR-282 – Interditada na Grande Florianópolis na noite de quarta-feira, dia 30, após ocorrências de deslizamentos na região. A interdição vai do km 22 ao km 62, em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Rancho Queimado. Além do escorregamento de materiais sobre a pista, foram registrados alagamentos, queda de postes e árvores neste segmento.
BR-101 –Morro dos Cavalos totalmente interditado na noite de quarta-feira, dia 30, em ambos os sentidos devido ao grande volume de água sobre a pista e possibilidade de deslizamento de terra.
BR-116 e BR-470 – Sem interdições, mas com filas e trânsito lento.
Rodovias estaduais
Grande Florianópolis
SC-281, São Pedro de Alcântara: via interditada por alagamento (rota alternativa: SC-407, município de Antônio Carlos);
SC-108, Angelina/Rancho Queimado: trânsito em meia pista devido a deslizamento;
SC-108, Angelina: tráfego permitido apenas para carros pequenos devido à queda de encosta;
SC-435, Águas Mornas/São Bonifácio: tráfego em meia pista por escorregamento no km 20+600.
Vale
SC-108, Serra da Vila Itoupava – Massaranduba/Blumenau: tráfego em meia pista por queda de barreira no km 67+300;
SC-110, Serra que liga Pomerode a Jaraguá do Sul: liberada em meia pista e sendo monitorada devido a desabamento parcial da pista no km 97+580.
Norte
SC 477, Doutor Pedrinho: trânsito lento, mas liberado (houve queda de barreira no acostamento, mas situação é monitorada);
SC-418, Serra Dona Francisca: interdição total entre os km 8 e 38, tráfego em meia pista no km 41 devido a quedas de barreiras e rachaduras na pista, que tem sido limpa e liberada. PMRv realiza travessias em comboio durante o dia, mas tráfego totalmente interrompido à noite.
Sul
SC-390, Serra do Rio do Rastro: liberada, mas risco sendo monitorado. Recomendada a rota alternativa pela SC-370, Serra do Corvo Branco, que está liberada e em condições melhores de segurança.