19.3 C
Pomerode
domingo, 29 de maio de 2022

Serra do Rio do Rastro Será exclusiva dos atletas no fim de semana

Rodovia será interditada entre 6h e 14h para a Rio do Rastro Marathon

Chegou a hora de 1500 atletas enfrentarem as 286 curvas da imponente Serra, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A Rio do Rastro Marathon vai proporcionar mais uma vez, experiências incríveis a todos àqueles que vão se tornar Guardiões da Serra pela primeira vez ou àqueles que voltam para sentir as emoções de correr e pedalar num dos lugares mais bonitos do Brasil.
Os atletas começam a subir a Serra do Rio do Rastro no sábado, 14 de maio, a partir das 7 horas da manhã. A largada dos 25km acontece em frente à Prefeitura de Lauro Müller. Já às 8h30 inicia a prova dos 40km de MTB, no Paredão de Orleans. No mesmo local, domingo, às 7 horas da manhã, largam os corredores da maratona. E os atletas do Desafio dos 12, iniciam a prova às 10h15 de domingo, no Mirante 12. Para chegar até o local, a organização vai disponibilizar ônibus exclusivo para os participantes, com partida às 8 horas, da arena de largada em Orleans.
Esse ano os ciclistas do MTB vão passar pelo mesmo percurso da maratona, com estrada de chão até Lauro Müller. “Ficou mais pancadaria, mas também com um visual bem mais bonito”, conta Kiko dos Santos, diretor técnico da prova. Lembrando que todos as modalidades têm tempos de corte e máximo para fazer o percurso. No ciclismo, os atletas precisam passar no mirante 12 (km 27) com até 2h15m59s de prova e no km 35, com até 3h30m59s.
Tanto no sábado, quanto no domingo, a rodovia SC 390 vai ser exclusiva dos corredores e ciclistas, a partir das 6 horas da manhã até às 14 horas quando o último atleta deve fechar a prova. Neste período apenas carros da organização e autorizados poderão trafegar pelo percurso até o mirante de Bom Jardim da Serra, local de chegada dos atletas. Demais horários, a serra volta a ser liberada.

Uma dupla inusitada vai subir a serra
Nesta 2ª edição, os atletas que forem correr os 25km vão encontrar um corredor inusitado logo na largada, ou melhor, nem tanto quando se fala no Feijão. Um simpático caramelo SDR, sem raça definida, que acompanha o tutor e maratonista, Edson Neumann, em várias corridas pelo estado. Com apenas quatro anos ele já coleciona 60 medalhas, inclusive de maratona, e agora quer se tornar um guardião da Rio do Rastro Marathon ao completar os 25km. “Eu sempre digo que o Feijão foi um presente de Deus. É tipo alma gêmea em forma de animal. Ele apareceu na minha vida num momento muito importante de 2017, quando eu estava numa crise grave e praticamente mal conseguia andar, por causa de uma doença degenerativa. A nossa conexão foi imediata. Quando voltei a correr, vi que ele ficava me olhando quando saia. Foi aí que comecei a ensiná-lo a correr. Ele é muito inteligente. Sabe todo os comandos de direita e esquerda, presta atenção em carro, respeita cone, identifica a faixa. Nas trilhas e corridas ele é muito esperto. Pelo cheiro, sabe por onde passaram os atletas. Ele é fantástico”, conta Neumann.

Foto: Arquivo pessoal

A dupla já conhece o percurso da prova. Treinou duas vezes na Serra do Rio do Rastro, mas será a primeira vez com um pórtico de largada e chegada. “Quando é prova a gente sempre quer se superar mais, mas eu tenho que respeitar muito meus limites. Então minha expectativa é terminar a prova e terminar bem. Estou só um pouco ansioso em relação ao tempo e ao frio, muito por causa do Feijão.” Sobre a participação de animais na prova, conforme regulamento, a organização da Rio do Rastro Marathon não se responsabiliza.
Assim como Neumann, muitos atletas estão de olho na previsão do tempo. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, que mora em São Joaquim e é conhecido como o guru do tempo, os atletas devem ir preparados para um clima de inverno. “Sábado o tempo começa bom e frio, até com geada em alguns pontos da serra. Chuva, só entre o fim da tarde e começo da noite para frente. Já o domingo será de temperaturas mais baixas, com condição de chuva e períodos de melhorias. Nos dois dias, os termômetros não devem passar dos 14, 15 graus”. Coutinho também alerta que tem previsão de vento nordeste para sábado e o chamado vento minuano para domingo, mas mais para o final da manhã.
Por isso, o diretor técnico da prova, Kiko dos Santos, lembra. “Tudo pode acontecer. A Serra do Rio do Rastro é uma caixa de surpresas. Então preste atenção na previsão do tempo e corra e pedale preparado, cuide das extremidades. Nunca esqueça da luva, do protetor de pescoço, e eu ainda recomendaria independentemente da temperatura, uma camiseta de tecido tecnológico e mais uma camiseta por cima.”

Mais informações, percursos e kits da prova:

www.riodorastromarathon.com.br

Vídeo da 1ª edição: https://youtu.be/4-mtoaOvrog

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias