Na sexta-feira, dia 24, os flamenguistas de Pomerode puderam ter um momento muito alegre e descontraído com um dos ídolos da torcida rubro-negra. O ex-goleiro Raul Plassmann, campeão do mundo pelo Flamengo em 1981, esteve na Cidade Mais Alemã do Brasil para acompanhar a inauguração da nova sede da Embaixada Fla Pomerode e também receber uma justa homenagem.

Raul é o padrinho da torcida pomerodense e, para marcar esse momento, ele foi convidado a eternizar a marca das mãos em uma placa de cimento. “Nós vemos que geralmente, quando se faz homenagem aos jogadores, é com os pés. São poucos que chamam os goleiros para homenagear e pensamos ‘por que não fazermos essa homenagem a ele?’. O objetivo é eternizarmos ele como o goleiro do Flamengo campeão do mundo. Nós vamos pendurar essa placa na fachada da sede”, explica o diretor da Fla Pomerode, Lucas Leonardo.
O ex-goleiro foi recebido pelos torcedores com muita alegria e entusiasmo. Para ele, sempre que chega em uma embaixada ou consulado, principalmente na Fla Pomerode, em que é padrinho, é como se estivesse entrando no Maracanã para disputar um jogo. “Independente do número de pessoas que estão no local, a recepção é sempre muito intensa, é sempre uma emoção. Eu fico feliz da vida, é um ambiente saudável, muito legal, é um presente poder estar aqui”, destaca.
Sobre a homenagem que recebeu, Raul admite que é difícil encontrar palavras que expressem como se sentiu. “É difícil traduzir um sentimento. Eu me sinto muito feliz em poder representar e ter uma certa importância para as pessoas mesmo depois de tantos anos, é bem gratificante.”
Nova sede da Fla Pomerode
Quando a Fla Pomerode foi idealizada, os torcedores rubro-negros se reuniam em bares ou mesmo nas casas uns dos outros para acompanhar o time carioca. “Até que então começamos a nos reunir no espaço que eu tenho na minha casa, um local maior, que dava para reunir um número maior de pessoas e decidimos montar a sede da Fla Pomerode lá”, explica Lucas.
No entanto, com o tempo, o local acabou ficando pequeno para o número de torcedores. “Aí o Sarandy e a família Mayer, que são os donos desse imóvel, nos autorizaram utilizar o local, já que ele está sempre junto conosco em todos os jogos. A localização é ótima, fica no Centro da cidade, um local fácil de chegar. Aos poucos, vamos fazendo as obras e reformas que temos que fazer. O trabalho da Fla Pomerode é feito por um grupo de 20 pessoas, que não deixam nunca essa chama se apagar. Agradeço imensamente a todos que nos ajudam e apoiam.”