19.3 C
Pomerode
domingo, 29 de maio de 2022

Tradicional acendimento de luzes marca a abertura do Outubro Rosa 2021

Diversas ações, como passeio ciclístico e carreata, fazem parte da programação

O Outubro Rosa é um mês voltado para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Para isso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Pomerode organiza anualmente diversas ações para esses 31 dias. A primeira delas, e já tradicional, é o acendimento das luzes rosas que fazem o papel de abrir oficialmente a campanha e lançar a programação. Nesse ano, o evento ocorre na quinta-feira, dia 30, às 19h na sede da rede.

Para a presidente da RFCC de Pomerode, Marineuza Henschel, estar à frente da organização da campanha do Outubro Rosa é uma grande oportunidade de salvar vidas. “Cada ano mais mulheres são acometidas com o câncer de mama ou de colo de útero. Com a programação, buscamos informar, orientar e, principalmente, sensibilizar todas sobre a importância de fazer os exames preventivos sem demora, sempre para ontem e não para amanhã”, destaca.

Marineuza reflete que essas ações despertam responsabilidade e, com isso, tornam ainda mais real a necessidade de fazer o preventivo anual e o autoexame mensal. “Muitas vozes juntas fazem o coro ser ainda mais forte e alcançar alguns corações dispersos. Não espere, venha juntar-se a nós na campanha do Outubro Rosa! Sempre é tempo, todo dia é dia de iniciar uma vida mais saudável e mais feliz”, declara.

Confira a programação para as demais ações:

No dia 13, às 20h, haverá uma roda de conversa sobre a prevenção e apoio ao câncer de mama e colo de útero conduzida pelo ginecologista e obstetra Dr. Paulo Maurício Pizzolatti. O encontro será feito no auditório da Sede da RFCC Pomerode. Para participar, faça sua inscrição aqui. Não perca a chance, pois o evento conta com vagas limitadas.

Já no dia seguinte, às 19h30min, terá o tradicional culto ecumênico na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Cristo Bom Pastor (ao lado do hospital). No dia 17, acontece a “Parceria Pedalada Rosa”, passeio ciclístico organizado pela Pedala Meninas. A concentração será às 8h na Praça Jorge Lacerda e a saída está programada para as 8h30min. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível. Além de fazer o bem, os ciclistas também participarão de sorteios. Mas atenção: o uso de capacete é obrigatório.

No sábado, dia 23, às 10h, está marcada a “Carreata Outubro Rosa” pela prevenção à vida e ao câncer de mama e colo de útero. A saída será na sede da Rede e quem participar pode decorar o carro com a cor rosa. Para participar, faça sua inscrição aqui. Por fim, no dia 30, será o encerramento da programação do Outubro Rosa 2021 e, para isso, será feito uma coletânea dos melhores momentos desse mês.

Atividades Diversas

Haverá a disponibilização de exame preventivo (Papanicolau) e clínico de mamas. Será realizada panfletagem e palestras sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero nos estabelecimentos comerciais e empresas de Pomerode, divulgando os serviços que a RFCC oferece gratuitamente. Além disso, terá a reunião mensal das voluntárias e a venda de camisetas alusivas ao Outubro Rosa 2021 que podem ser adquiridas ao valor de R$ 30,00 no Brechó da Rede, com voluntárias ou em pontos de vendas.

As profissionais de saúde da instituição e também as voluntárias participarão de uma capacitação básica em cuidados paliativos com a Dra. Raquel Chagas promovida pela diretoria da RFCC. Haverá também divulgação dos serviços da Rede, depoimentos de pacientes no Outubro Rosa do Hospital e Maternidade Rio do Testo, além de informações e orientações através do Facebook e Instagram da entidade (@rfccpomerode).

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias