A propaganda da Volkswagen, comemorando 70 anos da empresa no Brasil, anda gerando burburinho na internet e dividindo opiniões nas redes. Enquanto alguns se emocionam com a homenagem, outros se questionam se Elis Regina, em vida, concordaria com a publicidade.
A campanha simulou um dueto entre a cantora, que é falecida há 41 anos, e sua filha, Maria Rita. A propaganda utilizou Inteligência Artificial (IA) para fazer montagens realistas.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu na segunda-feira, dia 10, uma Representação Ética para avaliar se o comercial feriu o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
A denúncia feita por um advogado conduziu à abertura do processo, após ele alegar que Elis Regina não poderia “reivindicar o uso da própria imagem”.
Já a empresa alega que “o objetivo da campanha era criar um momento único, reunindo Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB. A utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora.”
A Volkswagen também informou que foi notificada pelo Conar no mesmo dia da abertura do processo e que “apresentará sua resposta no prazo concedido”.
Nas redes sociais, Maria Rita compartilhou o vídeo e escreveu a seguinte mensagem. “A Volkswagen tá completando 70 anos de Brasil e, para comemorar, me convidou para participar de uma campanha linda, de arrepiar… além disso, eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico.”