sexta-feira, 13 de junho de 2025
16.2 C
Pomerode
16.2 C
Pomerode
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Protagonismo feminino e a felicidade em forma de chocolate

Maitê Lang fala sobre os desafios e as conquistas à frente de uma das marcas mais premiadas do mundo

Ela transformou a vontade de empreender em um dos negócios mais saborosos e surpreendentes de Pomerode. Há 18 anos, Maitê Lang decidiu abandonar o universo corporativo e a carreira consolidada em empresas multinacionais para criar a Nugali Chocolates. “Sempre gostei de chocolate e sou apaixonada pela magia que o produto traz, como ele se constrói e como a gente desenvolve suas formulações. Mas, antes de tudo, era uma oportunidade de negócio.”

A empresária, que é pomerodense, não pensou duas vezes na hora de escolher sua cidade natal como a casa da Nugali. “Muito antes de a Nugali ser fundada, Pomerode já era reconhecida pela qualidade do que é produzido na cidade e como as pessoas enxergam o seu trabalho”, afirma.

Ano após ano, receita após receita e chocolate após chocolate, Maitê foi consolidando a marca, garantindo o respeito dos consumidores e conquistando o reconhecimento internacional. “Quando a Nugali começou, os chocolates brasileiros não eram reconhecidos pela qualidade. Então pensei ‘por que não fazer um chocolate brasileiro, feito em Santa Catarina e que pudesse competir com os importados?’”, relembra.

Chocolate na essência: em suas receitas, o amor por cada ingrediente, o respeito pela natureza e a cada consumidor. FOTO: Gabriel S.

Segundo Maitê, a consolidação da marca e o reconhecimento dos chocolates fabricados em Pomerode fez parte de um processo, que teve como base muito estudo, planejamento e doses extras de criatividade. “É uma construção diária, estamos no Brasil, que é um país que não apoia e não favorece o empreendedorismo de uma maneira geral, com uma legislação muito complicada. Já o restante é um pouco menos complexo. Mas é preciso uma estratégia bem clara do que se quer e fazer aquilo com muito capricho, muito carinho e muito cuidado”, garante.

Estratégia, capacidade empreendedora e foco na inovação são características que nunca faltaram para Maitê. Hoje, a Nugali tem uma linha de 40 produtos, além dos itens sazonais para épocas como Páscoa e Natal. Na ampla linha, há ainda produtos pensados para atender nichos de consumidores que têm restrições ou preferências alimentares.

Carinho e cuidado que fazem parte de toda a cadeia produtiva, com um olhar para o desenvolvimento sustentável e a comunidade na qual a empresa está inserida. “Sinto muito orgulho em falar que a Nugali é o chocolate brasileiro mais premiado do mundo. E isso vem desde a escolha dos ingredientes, das formulações, de como a gente trabalha e, principalmente, o respeito ao consumidor. Produzimos chocolates de verdade, pensados no prazer e naquele momento da pessoa.”

Maitê sente orgulho não apenas pelo reconhecimento que a empresa conquistou mundialmente, mas pela possibilidade de incentivar e desenvolver o protagonismo feminino. Atualmente, 60% do quadro de colaboradores são mulheres e a maioria dos cargos de liderança é ocupada por elas. “Temos que ver as pessoas como indivíduos, ninguém é melhor e nem pior por ser homem ou mulher. A valorização da mulher é reconhecer que ela pode ter tanto talento ou desenvolver um trabalho tão bom quanto qualquer homem”, reforça.

Com os pés no presente e um olhar cuidadoso para o futuro, Maitê afirma que, entre erros e acertos, tem muito a comemorar durante o tempo de dedicação à construção da história da Nugali. Recentemente a fábrica mudou de endereço e hoje está em uma charmosa construção na Rota do Enxaimel. Abriu as portas para os visitantes e continua focando os esforços para se tornar uma empresa cada vez mais sustentável. “Motivos para sentir orgulho não nos faltam, temos que sempre valorizar a importância da nossa cidade e o trabalho que desenvolvemos aqui.”

Para as mulheres que sonham um dia em empreender, Maitê tem um recado potente. “O lema que eu levo para minha vida é ‘Tá com medo? Finge que tem coragem e vai com medo mesmo’. Todos nós temos medos e muitos desafios, mas a gente consegue trabalhando duro e correndo atrás das coisas”, conclui.

Nugali Chocolates é vencedora do 7º Prêmio Nacional de Inovação

A Nugali Chocolates foi uma das vencedoras da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as grandes campeãs em cada categoria foram anunciadas na terça-feira, 8 de março.

Após um rigoroso processo de seleção que começou com mais de duas mil empresas inscritas, foram 44 instituições finalistas e destas, 15 empresas e três ecossistemas de inovação tiveram seus esforços em inovação reconhecidos. Essa é a primeira vez que a Nugali Chocolates participa do Prêmio Nacional de Inovação.
A empresa foi finalista e vencedora na categoria médias empresas. Uma indicação, que segundo a fundadora e diretora comercial, Maitê Lang, é motivo de muito orgulho para toda a equipe. “É um misto de orgulho e muita felicidade. É saber que o reconhecimento do nosso esforço e a nossa dedicação diária tem resultado, o que aumenta também a nossa responsabilidade de entregar cada vez mais um produto de qualidade e que esteja alinhado com um desenvolvimento sustentável”, declarou.

Pesaram a favor da Nugali o desenvolvimento de embalagens que reduziram em 75% o volume de plásticos emitidos e a criação de um tour de fábrica, onde visitantes conhecem em detalhes a produção. Nesta Páscoa, a empresa lançou o primeiro ovo de chocolate com embalagem biodegradável do país.

Com foco na busca de soluções eficientes para cadeia produtiva e uma preocupação com a sustentabilidade, a Nugali lançou no início de 2021 um produto inovador, a embalagem 100% biodegradável. “Nós fizemos a substituição do plástico descartável das nossas embalagens por um biopolímero 100% biodegradável. É uma ação importante na mesma linha que seguimos de buscar pela sustentabilidade em toda a cadeia produtiva”, destacou Maitê.

Além da inovação em chocolates, a empresa transformou cascas de cacau em produto. Elas são vendidas como adubo para jardinagem. Mais de 98% dos resíduos produzidos na fábrica são reciclados, reaproveitados ou compostados, feito que rendeu à empresa o certificado Lixo Zero.

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui