quinta-feira, 12 de junho de 2025
18 C
Pomerode
18 C
Pomerode
quinta-feira, 12 de junho de 2025

Pomerode recebe o Encontro Estadual das Redes Femininas de Santa Catarina

Mais de 400 voluntárias devem participar da programação que ocorre nos dias 17 e 18 de março

Pomerode será a sede do Encontro Estadual das Redes Femininas de Santa Catarina. Mais de 400 voluntárias, vindas de todas as regiões do Estado, devem participar da programação que ocorre nos dias 17 e 18 de março.

Segundo a presidente estadual, Marineuza Henschel, o encontro marca o início da nova gestão com a posse da diretoria recém-eleita, incluindo coordenadores, conselho fiscal e conselho consultivo. “Este momento simbólico ocorrerá no primeiro dia do evento, seguido de palestras e orientações essenciais para o fortalecimento e a capacitação das voluntárias. A transparência administrativa será evidenciada com a prestação de contas, um compromisso que conta com a participação ativa de todas as presidentes das redes locais.”

Reconhecimento: Marineuza Henschel, presidente da RFCC estadual, fala sobre o orgulho em receber o encontro em Pomerode. Foto: @dudunafesta

Atualmente, as Redes Femininas de Combate ao Câncer (RFCC) estão presentes em 85 cidades catarinenses, com previsão de fundação de mais duas redes nos próximos meses. “Esse crescimento reflete o compromisso e o alcance da organização, que se dedica a apoiar pacientes em tratamento contra o câncer e a promover a prevenção da doença.”

Marineuza explica que a programação do evento, direcionado para as integrantes das Redes Femininas de toda a Santa Catarina, é rica e diversificada, incluindo a atualização da cartilha de procedimentos diários, a apresentação das modificações no uniforme e o lançamento da camiseta da campanha do Outubro Rosa 2025, fabricada pela marca pomerodense Fakini. “Além disso, o encontro contará com a presença de uma médica oncologista, que trará informações atualizadas sobre o câncer, e com representantes da AVOS, uma associação de voluntários que oferece apoio a crianças com câncer.”

Serão discutidas ainda estratégias para captação de recursos, essenciais para a continuidade das atividades. “Também vamos realizar workshops sobre parcerias com o poder público e atualizações do regimento interno estão planejados, demonstrando a organização e a seriedade com que a RFCC conduz suas ações. E temas como fisioterapia pélvica e saúde mental serão abordados por especialistas, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado para as voluntárias”, complementa.

Emoção e reconhecimento em Pomerode

Para Marineuza Henschel, realizar o encontro em Pomerode é uma emoção dupla. Além de ser a casa da presidente estadual, a cidade é um exemplo de dedicação e apoio comunitário à causa. “Somos uma grande família que se abraça para o trabalho voluntário. E é um reconhecimento a tudo que fazemos aqui em Pomerode e o apoio todo que temos da nossa comunidade.”

Segundo a presidente, como forma de valorizar a cultura local, o evento incluirá ainda apresentações do grupo folclórico de senhoras de Pomerode, integrando a tradição à luta contra o câncer.

A expectativa de acordo com Marineuza, é que, após o encontro, as voluntárias retornem às suas cidades ainda mais motivadas e preparadas para continuar o trabalho de apoio e acolhimento aos pacientes, além de intensificar as campanhas de prevenção em todo o estado de Santa Catarina. “A RFCC agradece aos patrocinadores e apoiadores, sem os quais a realização do encontro não seria possível.”

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui