Você sabia que no dia 10 de março comemora-se o Dia Internacional da Peruca? O significado dessa data vai muito além da moda e da estética, mas se destaca como um gesto de solidariedade.
Em Pomerode, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) exemplifica perfeitamente essa essência através do seu Banco de Perucas. O projeto voluntário e gratuito tem como objetivo devolver autoestima e alegria às mulheres em tratamento oncológico.
Segundo a voluntária da RFCC e responsável pelo projeto no município, Andrea Rota, o Banco de Perucas é um serviço que se destaca pela sua capacidade de promover acolhimento e humanização. “Com o que se doa, levamos alegria e esperança até a Rede”, afirma Andrea.
A voluntária explica que o processo é simples: as mechas são entregues na RFCC, onde a recepcionista cuida de toda a parte burocrática, garantindo a liberação do uso da imagem e registrando os dados dos doadores. “Depois, as mechas são armazenadas até a retirada do nosso parceiro em Joinville, responsável pela confecção das perucas.”
Atualmente, o banco de Pomerode conta com 32 modelos de perucas disponíveis para empréstimo gratuitamente, cada uma representando a generosidade de quem decidiu compartilhar um pouco de si. “Somente nos dois primeiros meses desse ano foram 52 mechas de cabelo doadas e no segundo semestre de 2024 foram outras 57.”

Uma atitude e um exemplo de solidariedade

Entre os doadores mais recentes do Banco de Perucas de Pomerode, a pequena Sophie Marie Gervasoni, de apenas quatro anos, se destaca com sua atitude inspiradora. No dia 6 de março, incentivada pela mãe, Tatiane Furtado Ribeiro Gervasoni, Sophie decidiu doar suas mechas como um gesto de solidariedade. “Já conhecíamos o trabalho da Rede Feminina de Pomerode e decidimos fazer a doação para incentivar a empatia e a solidariedade”, explica a mãe.
A decisão de Sophie foi inspirada pela experiência de uma colega de trabalho de Tatiane, que havia doado cabelo em Blumenau. Com o apoio de uma cabeleireira de Pomerode, que explicou o procedimento, a doação foi realizada. “Sophie ficou surpreendida depois que as voluntárias mostraram como seu cabelo se transformaria em perucas para ajudar outras pessoas.”
Para Tatiane, atitudes como a de sua filha representam uma causa de extrema importância, oferecendo apoio emocional às mulheres que enfrentam o tratamento oncológico. “Tivemos e ainda temos vários casos de familiares, amigos e conhecidos que passaram por isso. É um causa muito importante e de empatia para aqueles que passam pelo tratamento”, ressalta.
A mãe de Sophie deixa um convite à solidariedade para outras pessoas: “Dentro das suas possibilidades, se solidarize também. Quem sabe fazendo ‘uma carequinha feliz’?”