O ímpeto pelo pioneirismo, jeito de viver e a coragem por buscar sempre o melhor, características tão no jeito de ser do pomerodense, impulsionaram o Testo Notícias a ser eleito, mais uma vez, o melhor jornal do interior de Santa Catarina.
O reconhecimento aconteceu durante o anúncio dos vencedores do maior prêmio jornalístico do Estado, o Troféu Adjori, realizado na noite de sexta-feira, dia 9 de dezembro, em Florianópolis.
O jornal feito pra quem vive Pomerode e que evolui ano após ano para levar a informação onde você estiver, conquistou diversos troféus, entre eles estão três cobiçadas penas, as maiores honrarias da disputa.
Para conquistar esses resultados, o Testo Notícias pontuou em diversas categorias e mostrou, novamente, a constância no trabalho realizado.
Jornalismo Impresso
Na categoria mais nobre do troféu Adjori, o Testo Notícias conquistou o tricampeonato consecutivo, garantindo a Pena de Ouro após confirmar a conquista de dois primeiros lugares nas categorias que compõem o escopo de pontuação e finalizar em praticamente todas as demais. Os primeiros lugares foram conquistados em Apresentação Gráfica e Crônica, além de ficar em segundo lugar no Editorial e em Reportagem Livre, em terceiro em Charge ou Ilustração e em Projeto Especial, quarto lugar em Reportagem Pautada, 11º em Coluna e 13º em Fotografia.
1º lugar em Apresentação Gráfica: com um projeto desenhado para oferecer aos leitores uma experiência prazerosa e aos anunciantes a visibilidade que procuram para anunciar seus produtos e serviços, o projeto gráfico do Jornal Testo Notícias prioriza o dinamismo, organização e melhor utilização do espaço. Conteúdos exclusivos ganham destaque especial e trazem uma conversão do impresso com o digital através da disponibilização de QR Codes ou instruções de como o leitor pode acessar o site do jornal para conferir o conteúdo excedente.
1º lugar em Crônica: escrita por Marta Rocha, a crônica “Os super-heróis existem, e eu posso provar!” lembra que os profissionais da saúde foram muito lembrados e homenageados em 2020. Sem dúvidas, o trabalho incansável desempenhado por eles foi o divisor de águas para que muitas pessoas resistissem às complicações causadas pela Covid-19 e pudessem retornar para suas famílias. Porém, em 2021, o que se viu foi um esquecimento e até uma desvalorização da classe. Mesmo de volta ao anonimato, médicos, enfermeiros, auxiliares e tantos outros trabalhadores continuam a dedicar suas vidas em prol da saúde e do bem-estar do outro. A crônica é uma lembrança e, especialmente, um agradecimento! Pelo carinho, dedicação e todo o trabalho daqueles que sem capas ou superpoderes, e muitas vezes com recursos escassos, têm o dom de amenizar nossas dores, físicas e ainda emocionais.
Publicidade
Uma das categorias mais vitoriosas da história do Jornal Testo Notícias, que soma agora quatro Penas de Ouro em Publicidade e a presença constante no Top 10 estadual. A equipe faturou o primeiro lugar em Anúncio de Equipe de Jornal e em Campanha de Equipe do Jornal, além do quarto lugar em Anúncio de Agência, desenvolvido pela Oboé.
1º lugar em Campanha de equipe: a campanha aborda os problemas econômicos e a desigualdade social ao redor do mundo. Segundo dados da Unicef e OMS levantados em 2019, uma em cada três pessoas no mundo sequer tem acesso a água potável. Dados da UN-Habitat mostram que cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo estão desabrigadas. Além disso, cerca de 811 milhões de pessoas passaram fome ao redor do mundo em 2020, conforme dados do relatório “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (Sofi) 2021”, construído através do esforço de várias agências das Nações Unidas. Mesmo diante de tantos dados que comprovam as diferenças tão gritantes do nosso mundo, muitas pessoas não se interessam pela situação na qual seu semelhante está vivendo. Um mundo, duas realidades. E você, se importa?
1º lugar em anúncio de equipe: No anúncio de equipe, buscamos expor um assunto que vem sendo discutido pela sociedade há muitos anos, porém nunca deixa de ser atual: o preconceito com a amamentação em público. A ideia principal do anúncio é fazer com que a sociedade entenda que a amamentação, além de um ato de amor, também é um momento de alimentação, de interação e de carinho. Portanto, se as pessoas, sejam crianças ou adultos, não precisam se esconder para se alimentar, por que uma mãe com seu bebê precisa? E, nos aprofundando ainda mais, se uma mãe e seu filho deveriam ir a um banheiro para ter o momento da amamentação, por que as outras pessoas também não vão para lá se alimentar? Este é o questionamento que buscamos atribuir a quem vê o anúncio. Não existe lógica em sugerir que uma mãe se esconda ao amamentar seu filho se nós, sociedade, não nos escondemos ao comermos.
Jornalismo On-line
No Jornalismo On-line, o Testo Notícias foi finalista nas categorias Multimídia e Site, garantindo a terceira colocação em ambas e uma nota expressiva, que garantiram a Pena de Prata (segundo lugar geral) na categoria.
Prêmio Adjori
Na 23ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, 37 jornais de diferentes regiões de Santa Catarina disputaram a premiação máxima no Jornalismo Impresso, no Jornalismo On-line e na Publicidade. O pódio é resultado da soma de pontos obtida na respectiva categoria. Os vencedores deste ano, anunciados em solenidade realizada nesta sexta-feira, dia 9, no Hotel Faial, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC.
TOP TEN do Jornalismo Impresso
No Jornalismo Impresso, a pontuação é resultante da soma das notas obtidas em nove quesitos : Apresentação Gráfica, Charge ou Ilustração, Editorial, Fotografia, Coluna, Crônica, Projeto Especial, Reportagem Livre e Reportagem Pautada. Confira os 10 melhores de 2022 nesta categoria:
– Testo Notícias, de Pomerode
– Folha Sete, de Seara
– Jornal Metas, De Gaspar
– O Município, de Brusque
– A Gazeta, de São Bento do Sul
– A Semana, de Curitibanos
– O Momento, de Lages
– Folha do Oeste, de São Miguel do Oeste
– Correio do Norte, de Canoinhas e
– Correio Otaciliense, de Otacílio Costa
TOP TEN da Publicidade
A soma das notas obtidas nos quesitos Anúncio de Equipe, Campanha de Equipe e Anúncio de Agência definiu o ranking dos 10 Melhores da Publicidade e Propagando na 23ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo.
– Testo Notícias, de Pomerode
– Jornal Metas, de Gaspar
– Correio Otaciliense, de Otacílio Costa
– Correio do Norte, de Canoinhas
– O Município, de Brusque
– O Momento e Lages
– A Semana, de Curitibanos
– Folha Sete, de Seara
– Folha do Oeste, de São Miguel do Oeste
– Expresso do Oeste, de Palmitos
TOP TEN do Jornalismo On-line
O ranking do Jornalismo On-line se dá com a pontuação obtida pela soma das notas em dois quesitos: Site e Reportagem Multimídia. Alguns jornais são habituais integrantes desta galeria; outros estrearam no seleto grupo, dispostos a se manter entre os 10 melhores do ano em 2023.
– A Semana, de Curitibanos
– Testo Notícias, de Pomerode
– O Município, de Brusque
– Jornal Metas, de Gaspar
– Diarinho, de Itajaí
– Folha Desbravador, de Chapecó
– Correio Otaciliense, de Otacílio Costa
– O Momento, de Lages
– Folha do Oeste, de São Miguel do Oeste
-Correio do Norte, de Canoinhas
-Jornal A Semana, de Capinzal
Apoio institucional
O evento de divulgação dos vencedores e finalistas do 23º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo contou a parceria do Governo do Estado de Santa Catarina e com apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; da Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGás; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA-SC; da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – Fecam; da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC; da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC; da Suita Sistemas, da Urban TV e do Hotel Faial Prime Suites.