Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência e, com isso, se tornam consumidores cada vez mais relevantes para o mercado da moda. De acordo com o relatório Mercado de Moda Masculina, da Kings Research, o setor foi avaliado em US$ 546,36 bilhões em 2023, com expectativa de atingir US$ 924,52 bilhões até 2031.
Somente no Brasil, o segmento cresce a uma taxa de 30% ao ano, posicionando o país como o 8º maior mercado em faturamento do mundo, segundo estimativas do Sebrae. Essa expansão acompanha uma transformação no comportamento do consumidor, que valoriza cada vez mais a aparência, conforto e estilo pessoal.
Atualmente, 65% dos homens buscam roupas básicas, versáteis e de alta qualidade, de acordo com o relatório State of Fashion, da McKinsey & Company e BoF Insights. A prioridade é por peças duráveis, confortáveis e funcionais, que se adaptem a diferentes ocasiões com facilidade.
Se todas essas características pudessem ser reunidas em uma única peça, a camiseta seria a escolha ideal. Clássica, neutra e indispensável, ela transita do casual ao formal com facilidade, sendo o verdadeiro coringa do guarda-roupa masculino.
É exatamente nesse conceito que aposta a EXCO, marca masculina do Grupo Cativa, de Pomerode (SC), que foca em moda acessível e funcional. Com um portfólio centrado em peças essenciais, a EXCO registrou crescimento de 9% em 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. As camisetas representam 58% das vendas da marca, consolidando-se como o carro-chefe mesmo durante o inverno.
Além das clássicas “T-shirts”, a EXCO aposta também em modelos polo de manga curta e henley, apontadas pelo Sebrae como tendências de consumo. Suas peças seguem uma paleta de cores neutras, com modelagens modernas e tecidos de qualidade, combinando estilo, conforto e durabilidade.
Com esses diferenciais, a marca atrai um homem moderno, urbano, sociável e autêntico, que busca praticidade sem abrir mão da elegância. A EXCO representa atualmente 5% do faturamento geral do Grupo Cativa, mantendo sua participação mesmo com o crescimento de 15% no negócio como um todo — um indicativo claro de sua consistência e relevância no portfólio da empresa.
Democrática, essencial e conectada às tendências globais, a EXCO é a marca ideal para quem procura versatilidade, sofisticação e autenticidade no dia a dia.