domingo, 15 de junho de 2025
16.7 C
Pomerode
16.7 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Festfolk recebe inscrições para edição de 2022

Município atua em parceria com a iniciativa privada para retomar o festival entre os dias 21 e 24 de abril

O Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau (Festfolk) retorna entre os dias 21 e 24 de abril de 2022, depois de um período que esteve suspenso devido a dificuldades financeiras. A retomada ocorre após parceria firmada pelo Instituto de Artes Integradas (Inarti) e prefeitura de Blumenau, através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). O evento é também fruto do apoio de empresas da região dispostas a investir na arte folclórica brasileira e em promover o nome de Blumenau no cenário cultural e turístico nacional, através da Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

Arte: Reprodução

Além de reunir as famílias, grupos étnicos e de cultura popular de todo o Brasil, e apresentá-los ao público gratuitamente, o 14º Festfolk contará com mesas de palestras e debates sobre folguedos e oficinas de danças folclóricas, possibilitando trocas de experiências entre os participantes dos mais diversos pontos do país.

As inscrições para grupos de todo o país ficam abertas até o dia 10 de janeiro de 2022 no site www.inarti.org.br. Podem participar grupos de todo o território nacional que praticam danças folclóricas ou parafolclóricas. “Temos a intenção de fazer renascer o festival. Será um desafio enorme e vamos precisar da ajuda de parceiros e dos grupos folclóricos de todo o país”, destaca o secretário de Cultura, Rodrigo Ramos.

O prefeito Mário Hildebrandt vibra com o retorno do festival. “Nossa história enquanto cidade está diretamente ligada à cultura, e trazer o FestFolk de volta é valorizar ainda essa característica”, salienta. “A data foi escolhida para que aproveitemos também o período da Páscoa em Blumenau, que será muito bonita e já está sendo planejada, unindo a cultura e o turismo. O objetivo é colocar nosso município na rota da cultura brasileira, além da nossa Oktoberfest, ocupando o lugar de destaque que sempre esteve.”

A presidente do Inarti, professora Maria Teresinha Heimann, lembra que o Festfolk surgiu da ideia de divulgar para a cidade a cultura folclórica brasileira. “Assim,o maior mérito desse festival, é justamente a propagação da necessidade de se defender os registros de arte mais puros do povo”, disse. “O Festfolk é capaz de reunir, fomentar e valorizar a participação dos grupos de danças de todo o país, focando a representatividade de cada estado e a diversidade cultural, favorecendo a troca de conhecimentos, colaborando para a formação de plateias futuras e para a construção da verdadeira brasilidade.”

  • Com informações de: Prefeitura de Blumenau.

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui