20.1 C
Pomerode
sexta-feira, 27 de maio de 2022

Cultura Pomerana é destaque durante encontro em Jaraguá do Sul

Pesquisadores catarinenses e de vários estados se reuniram no Instituto Cultural Pomerano Brasileiro

Foi realizado, nos dias 10 e 11 de outubro, o encontro de descendentes de pomeranos no Brasil. O evento foi promovido pelo Instituto Cultural Pomerano Brasileiro, que tem sua sede na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. O principal objetivo foi estabelecer os trabalhos da entidade representativa do povo remanescente de origem pomerana já para os próximos anos.


Os pesquisadores do Grupo Pomeranos no Vale Europeu, Genemir Raduenz, Edson Klemann e Johan Ditmar Strelow, acompanhados da pastora Scheila Roberta Janke representaram o município de Pomerode. O encontro contou ainda com a participação de convidados do Paraná, do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e de cidades catarinenses como Jaraguá do Sul e Blumenau.


Durante os dois dias de encontro o anfitrião, Wandér Weege, apresentou as instalações da sede do Instituto, bem como o conjunto dos equipamentos, obras de artes e literárias, que foram escritas no campo acadêmico, no Brasil e também no exterior, além de outras iniciativas de historiadores, para manter viva a identidade pomerana. Já Genemir Raduenz apresentou os fundamentos da base institucional, focada na Missão, Visão e Valores do grupo, tendo como relatora do evento Bethania Guenther, de Blumenau.


Foram organizados, ainda, grupos de trabalho e estudo para a construção dos indicadores da instituição na defesa e salvaguarda da memória e história do povo pomerano brasileiro, presente em vários estados da federação. No fim do encontro, os participantes também agradeceram a iniciativa do empresário Wandér Weege de reunir o grupo de trabalho, para fortalecer as ações da entidade pomerana brasileira, com o compromisso de enaltecer as tradições do grupo étnico de forma sustentável.
Com informações do historiador Ademir Pfiffer e do pesquisador Edson Klemann.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias