16.5 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Comércios de Pomerode terão presentes em calendários de advento

Ação promovida pela Associação Visite Pomerode (AVIP) pretende resgatar tradições do Natal alemão

O advento alemão é uma das mais fortes tradições comemoradas em toda a Alemanha.  É o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. É a época de encontrar amigos e familiares nas feiras de Natal, em cafés recheados com docinhos natalinos, saborear os “Stollen”, tradicionais pães natalinos.  Durante o advento, alguns itens não podem faltar:  a coroa de advento com as velas decora a casa, a guirlanda na porta, os quebra-nozes e outros enfeites e o Calendário de Advento.

Foto: Divulgação/Avip

O Adventskalender – Calendário de Advento – surgiu há quase 200 anos por iniciativa dos luteranos alemães.  O objetivo é de contar os dias até a chegada do Natal, entre 1º e 24 de dezembro.  No início, o Adventskalender era uma marcação com giz nas portas das casas, mas, com o passar do tempo, ele ganhou notoriedade e passou a ser de fato um calendário especial, e se tornou tradição em diversos países.

É difícil saber a data de criação do calendário de advento, mas os primeiros calendários impressos datam de 1902. Em 1908 foi criando o primeiro calendário em papel com janelinhas, que podiam ser todas preenchidas com 24 figuras coloridas que eram coladas no calendário até a chegada do Natal.

Por isso, para o Natal desse ano os empresários ligados à Associação Visite Pomerode (Avip) montaram o Calendário de Advento Vivo.  A ação mantém a tradição do calendário de advento como nas cidadelas alemãs.  A partir do dia 1º de dezembro até o dia 24 os empresários trazem promoções especiais, produtos típicos natalinos e apresentações.

Como nos calendários de papel, no calendário de advento vivo, os estabelecimentos têm o número remetendo ao dia. Os adesivos, com números de 1 a 24, que estão nas portas e vitrines de lojas, pousadas, restaurantes e demais atrativos associados à Avip aguardam seus clientes com mimos natalinos e surpresas especiais.                                                   

Foto: Divulgação/Avip

Nas compras, o cliente será presenteado com enfeites natalinos ou descontos; pousadas oferecem cafés da manhã com especialidades natalinas, restaurantes presenteiam com bolachinhas e docinhos natalinos. Uma surpresa diferente a cada dia. Não perca!

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias