Por CAESP Egon Kühn (APAE)

A Apae de Pomerode, sempre pensa no que é melhor e no que vem de encontro com o aprendizado dos alunos, visando preservar a reabilitação, fazendo com que eles tenham cada vez mais autonomia e independência. Portanto, foi pensando nisso que o antigo refeitório da Apae se transformou em uma casa, a qual foi nomeada Casa Lar. Esse projeto foi feito através da parceria entre a Apae e a Empresa Bosch.
Na Casa Lar, são desenvolvidas Atividades de Vida Diária (AVD´s) pelas professoras e a terapeuta ocupacional, onde colocam em prática as atividades que envolvem o Currículo Funcional Natural, aliando assim as AVD’s. Essas atividades estão relacionadas com auto cuidado, mobilidade, alimentação, higiene pessoal, vestir, despir, calçar. O Currículo Funcional Natural emerge nesse cenário como uma proposta para contribuir no desenvolvimento da aula visando preparar para situações cotidianas da vida em sociedade. O currículo funcional natural é composto de uma filosofia que norteia as práticas educacionais, objetivos e procedimentos de ensino que facilitem a apropriação, por parte do aluno, daquilo que é ensinado. A culinária (que é uma das atividades que nossos alunos mais gostam de fazer) é uma ferramenta utilizada no aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado. E esta proposta visa o aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado, e a valorização das potencialidades. Os alunos, através da culinária, podem exercitar o trabalho em equipe, autonomia, a capacidade de organização e de seguir orientações.
Como o próprio nome já diz, as atividades são pensadas no que é funcional – no sentido de que as habilidades (objetivos) que serão ensinadas tenham função para a vida, que possam ser utilizadas de imediato ou num futuro próximo. O aluno poderá utilizar as atividades aprendidas em sua própria vida ou para contribuir em sua família ou comunidade. E natural – está relacionado ao ato de ensinar, às situações de ensino, materiais selecionados e procedimentos utilizados, bem como à lógica na execução das atividades.
Quando os alunos utilizam a Casa Lar, tanto com as professoras, quanto com a terapeuta ocupacional, todas as atividades são planejadas e executadas conforme a demanda da turma. A Casa Lar é mais utilizada pelas turmas dos adultos. As atividades propostas ali vem de encontro com a necessidade do aluno.
“Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas.”
Maria Montessori
Um forte abraço, professora Juliane Michelli Frotscher