domingo, 15 de junho de 2025
15.1 C
Pomerode
15.1 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Casa de Apoio busca recursos para concluir sua nova sede

Associação atende gratuitamente crianças e adolescentes com doenças raras ou em tratamento oncológico da região

A Casa de Apoio de Blumenau busca recursos para finalizar a construção de sua sede própria. De acordo com a Assistente Social, Adriane Junqueira Ruoff, a conclusão do projeto depende da arrecadação de fundos. “No momento, a obra está com a parte dos pré-moldados concluída e estamos na fase de captação orçamentária para finalização da nova sede, o que inclui telhado, capeamento, instalação hidráulica e elétrica, bem como vidros e elevador.”

No atual espaço são realizados os atendimentos da equipe técnica contratada, bem como as atividades desenvolvidas por voluntários como música, reforço escolar e visitador hospitalar. “Hoje a nossa diretoria também é toda voluntaria. A Casa de Apoio oferece apoio psicoemocional e social para enfretamento do diagnóstico, sessões de fisioterapia e fonoterapia, psicóloga, visitas domiciliares, Clube de Mães, além de encontros bimestrais com todas as famílias.”

Segundo Adriane, com a nova sede em funcionamento, além do trabalho de reabilitação física, psicológica e social, e das promoções sociais, culturais e esportivas gratuitas, a Casa de Apoio também terá duas outras associações, a Associação Blumenauense de amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), que atende a comunidade surda, e os Trapamédicos. “A nova sede terá instalações adequadas e mais espaço para ampliar os nossos atendimentos”, garante.

Sobre a Casa de Apoio

Criada em 2003, a Associação Casa de Apoio tendo como principal objetivo garantir o tratamento oncológico a crianças e adolescentes em Blumenau, bem como prestar orientação e dar suporte quanto à aceitação pelos familiares a cerca do diagnóstico. “Em maio de 2011, a Casa de Apoio passou a atender também pessoas com paralisia cerebral, mielomeningocele e síndromes raras, com o intuito de oferecer autonomia, promovendo a inserção familiar e social”, explica a presidente da Associação, Adriana Kreibch da Costa.

Atualmente, além de Blumenau, a Casa de Apoio presta suporte para outros municípios do Médio Vale do Itajaí, como Pomerode, e tem como público-alvo crianças e adolescentes de zero a 18 anos. “Hoje são 59 pacientes de Blumenau e outros 29 da região que compõe a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE).”

A Associação tem uma equipe multiprofissional, composta por uma assistente social, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta, que promovem encontros em grupo e individual, palestras informativas, dinâmicas, atividades de convívio familiar entre outras. “Temos sempre o propósito de democratizar o acesso às informações sobre direitos, encaminhamentos para as políticas públicas, fortalecimento de vínculos com os familiares e/ou cuidadores, para assim ampliar a capacidade protetiva e, principalmente, a autonomia das crianças e adolescentes com câncer e deficiência, bem como suas famílias”, ressalta.

Todo o atendimento prestado pela Casa de Apoio é gratuito e ocorre de forma permanente e planejada, com espaço adequado para acolher crianças e adolescentes em tempo integral, além de ofertar alojamento em casos de pacientes de outras cidades que estão em tratamento em Blumenau. “Atendemos essas crianças e adolescentes, bem como suas famílias, no intuito de garantir o acesso aos benefícios e ainda assegurar a intervenção necessária em situações de violação de seus direitos.”

Colabore

A Associação Casa de Apoio hoje é mantida por meio de doações feitas por empresas privadas através do projeto Liga de Super-heróis, convênio com a Celesc, para doação por meio da conta de luz, além de pedágios, eventos, Feiras da Amizade e o brechó permanente. “Também disponibilizamos uma conta bancária e aceitamos doações de fraldas, leite, roupas, brinquedos e outros objetos”, afirma Adriana.

O telefone para contato é o (47) 3035-3349. Para conhecer mais sobre o trabalho da Casa de Apoio acesse www.casadeapoioblumenau.com.br

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui