A partir de agora a Associação Rota do Enxaimel, criada há seis meses, passa a ter uma nova identidade visual, apresentada na noite de segunda-feira, dia 10, no Clube XV de Novembro. Os principais elementos do design são uma estrutura em enxaimel, com os caibros em madeira característicos da técnica, dentro de um losango, que simboliza uma placa de sinalização, remetendo a uma rota. Além disso, “a tipologia procura unir a influência germânica com linhas mais modernas. E a tagline ‘a gente ama nossa história’ resume o propósito da Associação, que é desenvolver o turismo cultural, apoiado na valorização do patrimônio cultural e histórico. As cores transmitem acolhimento e tranquilidade”, explica o vice-presidente da Associação, Ivan Blumenschein.
Segundo ele, a necessidade de uma nova identidade visual já havia sido detectada desde a fundação da associação. ”Precisávamos de uma marca que fosse mais limpa, com uma estética mais atual, adequada para comunicação com o público-alvo mais qualificado e, não menos importante, que melhor valorizasse o enxaimel. Afinal, a marca antiga, apesar de trazer o desenho de um detalhe da Casa Siewert, não valorizava as linhas da construção enxaimel. A marca desenvolvida pelo Instituto de Design, Inovação e Tecnologia para a Associação Rota do Enxaimel procura atender estes pontos”, destaca.
A associação conta atualmente com mais de 20 associados e realiza um trabalho voltado ao desenvolvimento turístico da rota, por meio do associativismo e com foco na valorização do patrimônio cultural e histórico da localidade. Ivan ressalta que mensalmente novos interessados procuram pela associação. “Enxergamos o turismo cultural como uma atividade econômica que gera oportunidade para os moradores da localidade e oferece sustentação econômica para ajudar a preservar o patrimônio existente, tanto tangível quanto intangível.”
Ações
Blumenschein pondera que nos primeiros seis meses de atuação, a associação conseguiu dar importantes passos. Dentre eles a criação do site rotadoenxaimel.com.br e a elaboração do mapa turístico da rota, que mudou a dinâmica de visitação e já teve mais de 20 mil cópias entregues e está na terceira edição. Ele destacou ainda a parceria com o Sebrae e uma cooperativa de crédito que viabilizaram diversos passos adicionais. “Realizamos viagem técnica do grupo à rota Caminhos de Pedra, no Rio Grande do Sul, onde os associados tiveram contato com um roteiro maduro e economicamente desenvolvido, buscando referências, ideias e inspirações. Iniciamos diversas capacitações e trocas de conhecimento com os associados. Redigimos o projeto junto à Onu que foi aprovado, resultando no reconhecimento da Rota do Enxaimel como uma das melhores vilas turísticas do mundo, além de diversas outras ações menores. O resultado disso está sendo claramente percebido no aumento do fluxo turístico e no resultado econômico dos estabelecimentos.”
Ainda sobre o reconhecimento conferido à Rota do Enxaimel pela Onu, Blumenschein diz que a repercussão tem sido fantástica, com a veiculação de mais de 50 reportagens televisivas e mais de 100 matérias em veículos impressos de todo o país. “Juntando toda a exposição obtida de setembro até janeiro, a valoração desse trabalho já ultrapassa R$1,5 milhão de reais, e é a maior divulgação turística de Pomerode desde a Osterfest, quando entramos para o Guinness”, avalia.
Para encerrar, ele fez questão de agradecer novamente a parceria com o Sebrae e o apoio da Prefeitura. “E aproveitamos para ressaltar que esse reconhecimento da ONU, ainda que se apoie em grande parte no trabalho da Associação Rota do Enxaimel, é um reconhecimento do trabalho e da vida de muitas pessoas: dos primeiros imigrantes e de todos aqueles que preservam as tradições, a cultura e história ao longo dos anos. E, por sua magnitude, é um reconhecimento para Pomerode e seus habitantes”.