2009, um ano que ficará marcado na história da Paróquia Apóstolo André, de Testo Central. Ano em que pastor Ademar Kroenke passou a atuar em Pomerode. De lá para cá, 14 anos se passaram e o momento da despedida chegou. Para marcar o fim desse ciclo, pastor Ademar conversou com o Texto notícias para relembrar sua trajetória na cidade mais alemã do Brasil.
Nascido dia 15 de maio de 1984, em Benedito Novo, Ademar Kroenke começou cedo a participar das atividades da comunidade. “Gostaria de externar a minha gratidão ao pastor Walter Gaede (in memoriam), ele foi o pastor que me deu doutrina e me confirmou, fez despertar em mim o desejo para o pastorado”, lembra.
Desde então, ministrou a doutrina, foi líder de juventude e professor de culto infantil. Com o passar do tempo, as pessoas diziam a ele que tinha o dom para ser pastor. E não se enganaram.
Em 2002, saiu de casa com apenas 17 anos em direção à Escola Superior de Teologia da IECLB, localizada em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre. “Se olho para trás hoje, sempre digo às pessoas que é a vontade de Deus, porque a formação não foi algo fácil. Eu considero um chamado, não estamos nisso por recompensa financeira, mas de fato porque Deus chama pessoas, se põe ao lado delas e dá condições para que a gente consiga não só o período de formações, mas também se manter no pastorado depois.”
Após cinco anos, em dezembro de 2006, Ademar se formou em Teologia. Como, antes de ir para o período prático de habitação ao ministério, havia um período vago de janeiro a agosto de 2007, passou esse tempo em Pomerode a pedido do pastor local da época.
“A igreja me enviou para ir ao Seminário Nacional PPHM, em Curitiba. Depois de 17 meses lá e com solicitações de pessoas da comunidade pomerodense que me conheceram, vim para cá enviado pela igreja”, explica.
Ademar chegou a Pomerode em janeiro de 2009 e, desde então, a Apóstolo André é a primeira paróquia dele como pastor ordenado.
“E, claro, acabei me fazendo presente em outras paróquias da cidade, porque aqui havia um esquema de plantão no domingo à tarde e na segunda-feira. Eu também sempre fiz plantão em tempos de férias de colegas das paróquias em Benedito Novo, Alto Benedito e Testo Salto. O meu lema é ‘eu não estou pastor, eu sou pastor’, então onde se faz necessário, sou chamado e me coloco à disposição para servir.”

O momento de dizer até logo
Depois de 14 anos atuando na Paróquia Apóstolo André, o pastor Ademar segue para novos desafios: assumirá a Comunidade Cristo Redentor, em Timbó. A ideia de realizar a mudança surgiu quando se deparou com a vaga aberta na cidade vizinha, já que o pastor de lá se aposentou.
“No portal da igreja, foi publicado um perfil do que se espera do novo pastor e lendo me identifiquei, conversei com um colega que atua em Timbó, conversei com minha esposa e lançamos a proposta aos nossos filhos. Prontamente, eles abraçaram a ideia e enviei o currículo, além de comunicar a Paróquia Apóstolo André sobre esse processo”, relata. Além de almejar novos desafios, entendeu ser necessário estar mais próximo da família, que ainda mora em Benedito Novo.
Após isso, foi um dos candidatos convidados a se apresentar e realizar um culto na comunidade no dia 17 de setembro. A eleição aconteceu no fim de outubro e, quando recebeu a notícia, revela ter ficado muito contente com o resultado.
“Aqui para Pomerode, eu fui enviado, mas agora eu fui candidato e concorri com outros colegas. A eleição é um sinal do reconhecimento do trabalho e fortalecimento do chamado.” Para encerrar o ciclo, o pastor celebrará um culto de despedida no domingo, dia 5, às 9h, em Testo Central.
Diante desses 14 anos, são muitos os agradecimentos que necessita fazer. “A minha mensagem é uma: gratidão. Gratidão por todo o engajamento, apoio e orações recebidos nesse tempo. Para que um pastor possa fazer um bom trabalho, ele precisa da benção de ter pessoas que o ajudem a fazê-lo e isso nós tivemos aqui”, reflete.
Além disso, Ademar agradece a esposa, Joice Stollmeier Kroenke, e aos filhos Luiz Alberto e a Ana Luíza. “Muitas pessoas não entendem, acham que o pastor precisa estar sempre na ativa. Mas temos família e sempre digo que o pastorado é uma vocação minha, minha esposa tem a vocação em enfermagem e os meus filhos seguirão a vocação deles, é preciso respeitar a individualidade de cada um. Minha esposa foi fundamental durante esse período, principalmente nos bastidores, essa parceria é muito importante.”
O pastor também agradece as escolas de Testo Central e Testo Central Alto por sempre possibilitarem que ele estivesse presente em momentos especiais, datas festivas e formaturas.
“Gratidão também aos clubes de caça e tiro que abriram as portas para os eventos das comunidades. Ao Poder Público Municipal que sempre que se fez necessário, ajudando as comunidades. Aos veículos de comunicação de Pomerode, tanto a mídia impressa quanto as rádios”, completa.
Por fim, deseja que a comunidade apoie o novo pastor ou pastora e que continuem unida e em fé. “De Pomerode, eu levo esse engajamento e parceria dos membros nesses 14 anos. Eu espero ter deixado um exemplo de alguém que vive a sua fé. Vou com alegria e levo comigo a gratidão por tudo o que nós vivemos.”