19.3 C
Pomerode
sábado, 04 de dezembro de 2021

A relação entre a Weihnachtsfest e o período de Advento

Entenda por que a Festa de Natal de Pomerode está programada para iniciar no dia 25 de novembro

O tempo vai passando sutilmente até que nos deparamos novamente com o período do Natal. Por conta da vida agitada, com o surgimento das primeiras luzes chega também um senso de urgência e é nesse contexto que a correria acaba por fazer com que o verdadeiro sentido da data se perca. Para impedir que isso aconteça, Pomerode aposta na íntima ligação entre sua festa de Natal e a tradição cristã para trazer, juntamente com a alegria e a magia, uma reflexão sobre a data.

Tradição: prefeito Ércio Kriek destaca que a cidade mantém a data da Weihnachtsfest atrelada ao período do Advento. Foto: Gabriel S.

Ao passo que algumas cidades vizinhas já deram início às suas festas, a Weihnachtsfest terá sua abertura oficial em 25 de novembro. Você sabe o motivo? A resposta é carregada de significados e busca levar adiante os costumes cristãos trazidos pelos antepassados. Isso porque a Festa de Natal de Pomerode leva em conta o período do Advento. O prefeito da cidade, Ércio Kriek (DEM), explica que essa é uma constante nos anos em que esteve envolvido na administração municipal. “Nós entendemos que o Advento marca o início da nossa preparação para o Natal, então é nesse momento que damos início à Weihnachtsfest”, destaca.

O pastor da Paróquia Apóstolo André, Ademar Kroenke, afirma que o tempo de Advento tem origem nos Quatro Evangelhos. “Quando você procura, vê que antes de Jesus iniciar sua missão aparecia João Batista pregando o perdão de pecados e o batismo de arrependimento. Preparando esse caminho para que Jesus viesse e pudesse ser revelado”, reflete.

Além dessa aura de preparação para a chegada de Jesus, o Advento marca, para a igreja cristã, o início de um novo Ano Litúrgico que, em 2021, será em 28 de novembro. É nesse momento que os cristãos iniciam também os preparativos para o Natal. O Advento é composto por quatro semanas, um dos principais símbolos do período é a coroa do advento, composta por velas que marcam a passagem de cada um dos quatro domingos que antecedem o Natal. “Esse é um tempo de reflexão, preparação e conversão. Também nos permite uma mudança de conduta e de vida, preparando-nos para receber o filho de Deus. Temos insistido que mais do que uma preparação externa, as pessoas se preparem internamente para o nascimento de Jesus. Para deixá-lo entrar em seus corações”, ressalta o pastor Ademar.

Para ele, é muito importante que grandes eventos como a Weihnachtsfest se preocupem em manter essa tradição cristã. “A Weihnachtsfest só é possível porque Jesus nasceu, se ele não tivesse nascido nós não teríamos Advento, Natal e certamente nem estaríamos aqui como Igreja. Respeitar o calendário litúrgico para esse tipo de evento é fundamental”, analisa.

O prefeito Ércio Kriek contextualiza ainda que o Natal é uma data importante para o comércio, que costumeiramente inicia suas decorações com antecedência, algo comum e incentivado. Mas enquanto evento, a Prefeitura decidiu por manter a data da Festa de Natal em consonância com o período proposto na tradição Cristã.

Diferencial: para a secretária de Turismo, Gladys Sievert, Pomerode se destaca pela autenticidade cultural. Foto: Gabriel S.

A secretária de Turismo e Cultura de Pomerode, Gladys Sievert, vê nessa decisão uma importância muito grande, sobretudo por preservar a identidade cultural da cidade, mas também por fazer com que ela se destaque em meio a tantos outros atrativos justamente por esse fator. “Pomerode não tem um orçamento milionário para fazer uma festa cinematográfica como várias cidades fazem. Temos que nos destacar de alguma forma para chamar atenção e criar um Natal bonito e diferente. A forma encontrada é essa da autenticidade cultural. De manter toda tradição e cultura herdada dos nossos antepassados e é isso que nos torna diferentes e atrai os olhares de todos para Pomerode. Nós procuramos também uma festa autêntica”, explica.

Ela destaca ainda que dentre os atrativos desse ano está a decoração da cidade, concentrada na região do Centro Cultural, feira de artes, feira de artesanato natalino feito por artesãos de Pomerode para preservar a identidade cultura, pequenas oficinas com chefes apresentando receitas natalinas, venda de bolachas e produtos da agroindústria, área de alimentação, casa do Papai Noel, as atrações do Advento no Teatro Municipal, atrações culturais e a belíssima rua iluminada. “Vai ser um evento recheado de cultura voltada ao Natal Cristão”, reforça Gladys.

“A expectativa é a melhor de todas, é de encontro, de alegria e, principalmente, aquilo que o Natal nos traz, a esperança de um novo tempo”, finaliza Ércio. A Weihnachtsfest acontece no Centro Cultural de Pomerode de 25 de novembro a 19 de dezembro.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias