O Grupo Escoteiro Pomerano completou 12 anos de fundação. E para celebrar a data, os integrantes se reuniram no Parque Municipal de eventos para atividades conjuntas.
Para iniciar a programação foi realizado o hasteamento das bandeiras, um momento de reflexão, a integração de novos membros e a entrega de condecorações. “Após, todos se divertiram e aproveitaram o calor para se refrescar no ribeirão que corta o parque”, afirma a chefe e diretora administrativa do Grupo Escoteiro Pomerano, Deise Tatiane Hausmann.
A data oficial da fundação do grupo é 10 de março de 2012, já a autorização provisória foi obtida em 29 de agosto de 2011. “A cidade de Pomerode estava sem atividades escoteiras desde 2000, quando o G.E. Oásis encerrou seus trabalhos. Desde lá deixou saudades entre adultos e jovens.”
Atualmente o Grupo Escoteiro Pomerano possui 140 integrantes, entre crianças e jovens de seis a 21 anos, orientados por 26 adultos voluntários capacitados. “O Grupo agradece profundamente a todos que fazem parte de sua história, apoiando, incentivando, doando recursos ou espaços para as nossas atividades”, completou.

Mas o que é ser um escoteiro?
Os escoteiros acampam, aprendem a fazer uma comida mateira, têm habilidade com as cordas e nós, além das instruções gerais sobre primeiros socorros. “Mas, não fazem somente isto, essas são as atividades que a comunidade vê, pois são feitas fora da sede. Nas reuniões semanais que temos instruímos os jovens para a vida. Desde cedo eles aprendem fazendo, cooperando com sua equipe e dividindo o pouco que recebem.”
Deise explica que é dos adultos a missão de informá-los e embutir valores, que servirão para formar seu caráter. “São estes valores, os responsáveis de fazer o Escotismo um sucesso há 117 anos. Pois só uma instituição séria, com credibilidade e de caráter inquestionável consegue atingir essa maturidade.”
O trabalho, segundo ela, não é educar, mas sim instruir. “Pois com duas horas de atividades semanais não conseguiremos educar. Assim como na escola, os professores têm a missão de repassar conhecimento, a educação deve vir de casa.”
Deise reforça que a proposta do Grupo Escoteiro Pomerano é complementar a formação que cada jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, e em nenhum momento substituir essas instituições. “Queremos agregar. Formar cidadãos responsáveis, participantes e úteis em sua comunidade”, conclui.
Sobre o Grupo Escoteiro
Encontros todos os sábados, das 14h30min às 17h.
Sede localizada na Rua Pastor Runte, s/n – Centro – Pomerode – SC
E-mail: gepomerano@terra.com.br