domingo, 15 de junho de 2025
15.1 C
Pomerode
15.1 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Um diferencial para o futuro

Desde 2021, a Escola Vidal Ferreira oferece aulas de programação para alunos do 1º ao 5º ano

Com o objetivo de aprimorar sempre mais os conhecimentos ofertados aos estudantes, a Escola Vidal Ferreira, localizada em Pomerode Fundos, ampliou a gama de matérias e, desde 2021, oferece aulas de programação para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Testo Notícias pôde acompanhar de perto todo o amor e dedicação que a disciplina desperta nos pequenos durante a aula.

A iniciativa surgiu do tecnólogo educacional da escola, Wagner M. Stahnke, que, por meio de sua formação em Ciências da Computação, pôde colocá-la em prática com os alunos. “Adoro a programação e vejo que ela é tão útil como saber ler e escrever, é uma ferramenta que precisa ser usada nos dias atuais. Isso organiza o pensamento das crianças, dá asas a ideias e, assim, eles podem criar o que quiserem”, pontua.

O projeto começou a tomar forma em 2020 quando os professores receberam uma capacitação. No entanto, como as aulas não estavam ocorrendo de forma presencial, foi preciso esperar aguardar que um novo ano letivo começasse. Dessa forma, a Escola Vidal Ferreira se tornou a única do município a oferecer aulas de programação aos alunos.

Entusiasmo: alunos já baixaram a ferramenta para utilizarem fora da escola. Foto: Thiago Henrique de Souza

A ferramenta utilizada é gratuita e se chama Scratch Junior. Nela, é possível montar histórias interativas, criar ou reproduzir jogos e fazer animações. Os estudantes gostaram tanto dessa nova experiência que não perderam tempo e, a maioria, já baixou a plataforma nos próprios computadores, tablets ou celulares para poder praticar também fora da escola.

Um exemplo disso é a aluna Kauani Schmidt, do 5º ano, que desenhou em casa um storyboard da sua próxima história. “Eu baixei em casa, daí fui para o meu quarto e fiquei praticando, para aprender como fazer. Depois que acabei tudo, comecei a escrever as falas e os números”, explica. Com a história montada e sabendo quais comandos teria que programar, ficou mais fácil para colocar em prática na aula.

Tecnologia: Roseane, Denis e Wagner falam sobre a importância das aulas de programação. Foto: Thiago Henrique de Souza

Baixar o aplicativo também auxiliou os alunos, já que enfrentaram dificuldades no começo para aprender como a plataforma funcionava. “Foi bem difícil, mas com o tempo fomos aprendendo a fazer as programações”, confessa a aluna Mirela E. Schork, também do 5º ano. Das diversas opções que o Scratch Junior oferece, ela já tem a preferida: “Acho que é programar jogos que a gente vê na internet para baixar, aí a gente programa ali e fica fácil de jogar.” Segundo Wagner, nas aulas já foram reproduzidos diversos jogos clássicos, como o dinossauro do Google, Acerte o Pombo, Pac-Man e jogos de controle remoto.

O entusiasmo dos alunos pode ser visto também pelo diretor da escola, Denis Sell. Ele tem uma filha que estuda também na Vidal Ferreira e acompanha de perto o ânimo dela. “Como pai, também digo que a empolgação da criançada não fica só na sala de informática, mas também reflete na vontade deles de continuar, fazer em casa e mostrar o que sabem e aprenderam aqui”, afirma. Para ele, esse ótimo resultado se deve à junção da vontade de Wagner com a curiosidade das crianças. “Lá fora, no mercado de trabalho, pode ser um diferencial futuro no seu emprego.”

Foto: Thiago Henrique de Souza

Além disso, a plataforma auxilia os alunos a desenvolverem habilidades para outras áreas além da programação. A professora de anos iniciais, Roseane Romig, pondera sobre essa importância. “No Scratch, eles desenvolvem o raciocínio lógico, a produção de texto, que estou trabalhando com o terceiro e o quinto, como pontuação. É uma forma de reforçar no jogo o que eles veem em sala”, esclarece.

Por isso, oferecer as aulas de programação aos alunos assumiu extrema importância. “Isso desperta neles o programador que cada um tem dentro de si. Com essa organização de pensamento que eles estão tendo aqui, com a criatividade deles, isso tudo reflete também na sala de aula, eles começam a olhar as matérias de uma forma diferenciada”, completa Wagner. A intenção do tecnólogo educacional é passar para a ferramenta Scratch no segundo semestre de 2021, que possui mais diversidade de programação. 

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui