Muitas pessoas custam a ver com bons olhos a inserção da tecnologia na vida dos filhos e no desenvolvimento das crianças. No entanto, quando utilizada com supervisão e orientação, ela se torna uma grande aliada para a educação. É com esse objetivo que foram implementadas lousas virtuais em todas as escolas de Pomerode, para as turmas do 4º ao 9º ano.
A Escola Almirante Barroso, localizada no bairro Testo Rega, foi a primeira a receber as lousas digitais, em 2019, como forma de teste. Para isso, a professora de artes do 6º ao 9º ano, Ana Cristina Schumacher, foi convidada para ser a pioneira no uso dessa tecnologia. “Foi uma surpresa e um susto ao mesmo tempo, tivemos uma reunião aqui na escola, o secretário da educação esteve aqui e fez o comunicado”, relembra.

O espanto em relação à novidade não durou muito tempo. Aos poucos, Ana foi assistindo vídeos, mexendo por conta própria na lousa digital e se interessando cada vez mais pelo assunto. Para ela, a tecnologia veio para facilitar o trabalho. “A minha dificuldade era na questão da imagem. Eu sou professora de artes, trabalho mais na área de artes visuais, e o problema sempre era ficar tirando cópia colorida da imagem para colar no quadro. Assim não, foi fácil projetar a imagem, além disso, os alunos que estão sentados mais atrás conseguem ver bem a imagem”, pontua. Ela também destaca a funcionalidade com relação aos vídeos, pois consegue encontrá-los com facilidade, sobre qualquer assunto. “Foi um presente, porque facilitou a minha vida”, admite.

Já a professora do 5º ano da mesma escola, Margrit Rauh, utiliza a lousa digital de outras formas. Uma das mais recorrentes é a plataforma Aprende Brasil, que faz parte do material didático utilizado em sala de aula. Enquanto mostrava como acessa de forma rápida e fácil, ela conta: “abre em um tamanho excelente para continuar as aulas e, com isso, é muito fácil ter a participação dos alunos. Inclusive, com a caneta que acompanha a lousa digital, eles próprios vêm responder aqui no quadro”.
Para ela, o início foi um pouco mais desafiador e, por isso, teve que praticar todos os dias. “Ainda não sabemos tudo, gostaria de saber bem mais, mas criança sempre tem facilidade e, às vezes, eles até me ensinam”, completa.
O uso da lousa digital nas salas de aula faz com que o aluno preste mais atenção no que está sendo ensinado. A diretora da unidade de ensino, Aneli Klotz Rothbarth, conta que quando o estudante aprende de uma forma bastante interativa, tem a capacidade de absorver melhor o conteúdo e interagir com o professor. “Os alunos têm nos relatado que as aulas estão bastante interessantes, eles vêm com bastante alegria para a escola, bem como eles participam do uso da lousa digital durante as aulas”, declara. Dentre todos os benefícios dessa tecnologia, a diretora afirma que também permite o aprendizado significativo para alunos com necessidades educativas especiais durante as aulas, no ensino regular.
Incentivo da prefeitura
De acordo com o secretário de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Jorge Luís Buerger, a oferta de recursos tecnológicos na educação em Pomerode já é uma prerrogativa antiga, de forma que, assim que surge uma nova tecnologia, a preocupação é inserir nas escolas do município. “Na gestão passada do atual prefeito Ércio Kriek, foi conversado com ele sobre a intenção de colocar datashow em todas as salas do município. Ele, mais ousado, disse que queria colocar em cada sala uma tela em que o aluno possa tocar e escrever”, explica.

Diante disso, a administração abraçou a ideia e adquiriu a tecnologia, com um investimento total de R$ 808.900,00, incluindo adequações de estrutura e instalações gerais. A implementação começou a ser feita em 2019, no entanto, com a chegada da pandemia, elas só conseguiram ser efetivamente utilizadas com o retorno das aulas presenciais, em 2021.
“Hoje as tecnologias precisam ser aproveitadas”. É dessa forma que o prefeito Ércio Kriek define a importância do uso das lousas digitais na educação. “Isso é algo extraordinário, em que nós vamos conseguindo, através de um quadro, interagir com as informações do mundo naquele minuto, buscando o conhecimento e compartilhando com os alunos”, destaca.
Para ele, é necessário que as tecnologias sejam utilizadas para trazer bons resultados para Pomerode. “Pomerode só ganha com isso. Tenho certeza, que todos nós nos orgulhamos em dizer que vivemos em uma cidade maravilhosa, que é um exemplo para tantos outros municípios”, evidencia.

Desafios da implementação
Jorge explica que o principal desafio foi em relação à instalação elétrica e logística envolvida no processo. Além disso, paralelamente, cada sala de aula recebeu um novo computador e também internet cabeada, que “oferece mais qualidade de acesso do que o wifi”. Por isso, todas as escolas tiveram cabeamento novo para que fosse possível disponibilizar essas novidades. “A gente garantiu a lousa digital para todas as turmas do 4º ao 9º ano e, nas outras turmas, que tivesse o datashow ou uma televisão como recurso tecnológico para o professor”, esclarece.
Há também outro desafio em andamento, que é a formação dos professores para o uso da tecnologia. “Estamos, em parceria com o Senac, terminando o processo de licitação, em que eles oferecerão uma capacitação para o uso da lousa digital”, expõe. Segundo o secretário, o objetivo de oferecer o curso é para que os professores possam explorar o máximo de recursos que essa tecnologia possui.