sábado, 14 de junho de 2025
15.1 C
Pomerode
15.1 C
Pomerode
sábado, 14 de junho de 2025

Tec Day em Pomerode reúne mais de 800 alunos em um dia de tecnologia e experiências

Evento faz parte do “Pomerode Mais Tec”, uma realização conjunta da Prefeitura Municipal, Senai e LAB365

Na quinta-feira, dia 7, todos os estudantes do 8º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Pomerode estiveram no Pavilhão de Eventos para o “Tec Day”. Durante essa jornada tecnológica, os alunos puderam participar de diversas atividades, como palestras interativas, demonstrações da equipe de robótica, exibições de robôs com Led, experiências com óculos de realidade virtual e sorteio de brindes.

O evento faz parte do “Pomerode Mais Tec”, uma iniciativa que se junta aos esforços da administração municipal e é uma realização conjunta da Prefeitura de Pomerode, Senai e LAB365.

Além do Tec Day, os alunos participarão de uma jornada completa de imersão tecnológica. Nos dias 5 e 6 de março, as escolas receberam palestras sobre tecnologia. Os estudantes também poderão continuar explorando o mundo da tecnologia através do aplicativo Hellow, uma metodologia lúdica desenvolvida para despertar o interesse pela área.

O aplicativo classificará os participantes e os melhores terão a oportunidade de participar de um curso de programação no contraturno escolar, que ocorrerá de abril a julho. A última etapa dessa jornada será um “Hackathon”, onde os alunos poderão aplicar todo o conhecimento adquirido para desenvolver uma aplicação prática.

Para o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, a cidade está sendo novamente uma das pioneiras em mais um programa na área da educação. “Daqui a algumas semanas, estaremos selecionando alunos para que possamos, através deles, participar de eventos a nível estadual e nacional. Acima de tudo, o grande desejo é fazer com que possamos ensinar esses adolescentes a pescar, mas mais do que isso, é dizer que ‘aqui tem peixe, basta vocês fazerem a pescaria’”, evidenciou.

O vice-prefeito, Chico Hass, também esteve presente durante o Tec Day e avaliou as experiências proporcionadas aos participantes. “O dia foi muito especial, tivemos a presença dos alunos do oitavo e nono ano que conviveram de uma forma diferente, em grupo e juntando as escolas, com o que temos de tecnologia, algo que avança muito rapidamente. Não tem nada melhor do que esse convívio e alegria para dividir conhecimento e tirar dúvidas.”

Tecnologia: Pomerode Mais Tec é uma realização conjunta da Prefeitura de Pomerode, Senai e LAB365. Foto: Laura Sfreddo/Testo Notícias

O secretário de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Jorge Luiz Buerger, entende que o programa é uma oportunidade de colocar tecnologia nas mãos dos adolescentes. “São várias etapas que os participantes percorrerão durante o processo para terem um ‘despertar’ para o mundo tecnológico. Vale dizer que hoje partimos de 830 alunos. Destes, 50 chegarão no final, tem uma etapa de seleção para que os que mais se empenharem possam chegar no momento que chamamos de ‘Hackathon’”, explica.

Sobre a iniciativa, Jorge enaltece a atitude do prefeito em aceitar a proposta feita pelo Senai. “Ele está aberto a tudo que está relacionado com tecnologia e que podemos colocar e repassar aos nossos estudantes. Estamos dando a oportunidade do nosso aluno fazer o bom uso da tecnologia.”

Por fim, ao ver o projeto sendo colocado em prática, Ércio também deixa seu agradecimento. “Gratidão ao Senai e parabéns à Secretaria de Educação e Formação Empreendedora que abraçou e aceitou esse desafio que coloquei para eles.”

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui