O projeto “Papel Machê: reutilização do papel toalha para fazer jogos pedagógicos”, desenvolvido pelo grupo Cienciando na Duque, da EEBM Duque de Caxias, de Pomerode, foi um dos dois selecionados de Santa Catarina para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024). O evento aconteceu no Distrito Federal entre os dias 5 e 10 de novembro.
Segundo a professora de ciências, Daiane Luchetta Ronchi, inovação e sustentabilidade foram os pilares que colocaram o projeto pomerodense em evidência. Ela também destacou a importância do evento. “Foi incrível participar da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um evento organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia que reuniu projetos selecionados de todo o Brasil, apresentados em importantes feiras como a Mostra Tec, Febic e Febrace.”
Daiane explica que o processo de seleção foi rigoroso, e a surpresa da aprovação veio acompanhada de grande expectativa. “Apresentamos nosso projeto nos dois últimos dias do evento, que foi dividido em três grupos de apresentações.”
A educadora revelou com orgulho que o estande do projeto “Papel Machê” foi um dos mais movimentados, atraindo especialmente crianças interessadas em jogar e aprender com os jogos pedagógicos, que se destacaram por sua coloração vibrante e caráter lúdico. “Passaram mais de 100 grupos pelo nosso estande, entre famílias e crianças, que elogiaram bastante a ideia.”
As alunas Clara Tamires Vigolo e Isadora Laurindo também compartilharam suas vivências. Clara enfatizou a oportunidade única de aprender com outros projetos e a alegria de apresentar o trabalho para crianças de outros estados. “Foi uma experiência incrível que vamos guardar na memória para sempre”, afirmou. Isadora, por sua vez, expressou a emoção de levar o projeto para Brasília e a riqueza de conhecer outros projetos científicos. “Foi maravilhoso conhecer várias propostas em outras áreas de ciência”, completou.
O evento contou com a presença de instituições científicas renomadas como Fiocruz e Butantan, além de publicações importantes como “Ciência Hoje”.

Sobre a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é considerada como o maior evento de popularização da ciência do país. Ela foi instituída em 2004 e ocorre anualmente, em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
Com programação descentralizada, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.