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Professora de Pomerode vence fase estadual de prêmio nacional de educação

Luciana Lisboa está participando na categoria Educação infantil e avança para etapa regional

Nessa semana, a professora de Pomerode, Luciana Lisboa, recebeu uma ótima notícia: ela foi a primeira colocada na fase estadual do Prêmio Educador Transformador.

Esta é a 2ª edição da iniciativa, resultado de uma parceria entre Sebrae, Bett Brasil e o Instituto Significare. Luciana é professora de alemão da Rede Municipal de Ensino de Pomerode e inscreveu o projeto “Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil”, na categoria Educação infantil.

Com a primeira colocação na fase estadual, o trabalho avança para a fase regional. A divulgação dos vencedores será no dia 5 de abril. Já o anúncio dos vencedores na etapa final (nacional) está previsto para dia 25 de abril, durante a Bett Brasil, em São Paulo/SP.

Sobre o projeto

De acordo com a professora, o projeto trata-se de um borboletário realizado dentro da sala de aula do Pré I e II. “Observamos o desenvolvimento de mais de 80 borboletas desde o ovo. Todo o processo foi desenvolvido pelas crianças. Captura dos ovos de borboleta, lagartas, alimentação, limpeza, etc. Os alunos aprenderam sobre a metamorfose e a teoria do Mimetismo de Fritz Müller. Também realizamos uma visita guiada na Furb sobre a obra e a vida de Fritz Müller”, explica.

Durante o processo, os alunos realizaram as atividades de forma bilíngue, em alemão e português. “Desenvolvendo competências e habilidades tanto na iniciação científica quanto na língua alemã e, principalmente, aprenderam sobre a importância das borboletas para a preservação da natureza. Além disso, ressignificaram a importância de valores como a humanidade e a ética na ciência.”

Foto: Arquivo pessoal

O projeto foi realizado durante 2023 e apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Pomerode. Na oportunidade, ganhou o prêmio de primeiro colocado na categoria Educação Infantil. Com isso, ganharam também credencial para participar, em 2024, da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo/RS.

Inscrição no Prêmio Educador Transformador

Luciana conheceu o prêmio através de uma propaganda recebida por e-mail. Diante disso, resolveu se inscrever, mas admitiu que não estava esperando essa classificação. “Foi uma surpresa muito abençoada. A emoção tomou conta, não consegui segurar o choro. É uma honra representar o estado de Santa Catarina, pois sei da qualidade dos projetos inscritos. Uma responsabilidade que espero desempenhar dando o meu melhor.”

Para ela, é uma emoção indescritível ver o sonho se tornando realidade. “Sou muito grata pela oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido. Sou apaixonada por esse projeto, acredito que ele é um dos melhores da minha carreira como professora”, evidencia.

Sobre as próximas etapas, a professora espera conseguir chegar na fase final. No entanto, compreende a qualidade de todos os projetos envolvidos. “São práticas realmente transformadoras. Espero encontrar as palavras certas para demostrar quão valiosa foi essa experiência. Não há como ser indiferente ao milagre da vida, um ser vivo representa não só um ato biológico, mas o nascer de toda esperança alegria e amor. Ao contemplar um nascimento, nós sorrimos, nossa alma respira felicidade. Naqueles singelos momentos, oferecemos ao mundo nossa melhor versão, somos enfim humanos. Espero poder sensibilizar a banca avaliadora, assim como todos nós que participamos do projeto”, finaliza.

Sobre o prêmio

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. Na primeira edição, o Prêmio Educador Transformador somou 2.897 projetos inscritos em todo o país.

Ao todo, são sete categorias na premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. A ação tem como objetivo valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.

Para participar, os professores precisaram ter desenvolvido ou estar desenvolvendo algum projeto inovador, que mobilize os seus alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Foram aceitos projetos realizados entre 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino, podendo ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

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