Durante o mês de junho, os municípios do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) realizam diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre elas, projetos que envolveram a comunidade escolar, mostrando a necessidade em se preservar o meio ambiente desde muito cedo.
As atividades realizadas tiveram o apoio dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) de cada município, já sendo frutos do engajamento de diversos setores para resultados positivos na educação ambiental. “São ações lindas, pois mostram o valor de ações simples para um mundo mais saudável. É extremamente importante o entrelaçar do conhecimento técnico ao pedagógico nas práticas educativas ambientais, alinhando a sensibilização à prática e promovendo ações socioambientais para a formação da cidadania”, destaca a assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke.
A Fantástica Máquina da Transformação Ambiental
Em Pomerode, a ação foi realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) Municipal Ruth Koch e envolveu 12 crianças, com faixa etária entre três e cinco anos. O Projeto “O futuro da Nação está em suas Mãos” teve início no dia 26 de maio e foi concluído no dia 18 de junho. “Ensinar as crianças através de um projeto é sempre desafiador e os resultados são eficazes, pois as ações pedagógicas buscam o desenvolvimento global das crianças”, afirma Natacha Felippe, orientadora pedagógica do CEI.
Essa é a primeira vez que a unidade escolar participa de uma ação nesse formato, que tinha como objetivo oportunizar a vivência real da ação através de passeios, a coleta de lixo produzido pelas crianças e a observação contínua do crescimento de uma planta. “Além disso, procuramos instigar a curiosidade e a participação efetiva durante as ações, oportunizando a compreensão do processo de transformação do lixo reciclável com o meio ambiente”, explica.
Para Natacha é dever do Centro de Educação Infantil, enquanto unidade de ensino, preparar o educando para ir além da vida escolar, formando cidadãos capazes de agir e refletir sobre suas ações. “Atualmente as crianças têm separado o lixo escolar reciclável e não reciclável, além do uso consciente dos banheiros, relacionado ao uso da água e do papel toalha, bem como no refeitório, onde as mesmas depositam resíduos orgânicos e recicláveis separadamente. Em suas residências, plantaram mudas que foram distribuídas pelo CEI Ruth Koch”, reforça.