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Combate à dengue é tema de projeto de duas escolas de Pomerode

Ação aconteceu durante três dias e envolveu mais de 60 famílias da comunidade

O combate à dengue foi o tema de um projeto dos alunos da EEBM Curt Brandes e da EEBM Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder. A ação aconteceu durante três dias e envolveu mais de 60 famílias da comunidade. “Trabalhamos com os alunos a orientação da comunidade para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. A resposta dos moradores do entorno das escolas foi muito positiva, muitos nos relataram que sentem a falta de ações como essa”, afirma o professor de geografia, Aledson Ananias Martins.

Aledson explica que o projeto foi desafiador, pela demanda que é necessária de estrutura, materiais e também o apoio logístico para saídas do ambiente escolar. “Foi muito gratificante acompanhar o envolvimento que os alunos tiveram com o projeto. Uma ação que gera um grande senso de responsabilidade e importância no seu papel como agentes transformadores.”

A proposta, que faz parte do Programa Defesa Civil na Escola, foi desenvolvida por 110 alunos do 6º ano. “O programa visa, ainda, promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente à ocorrência de eventos adversos. Então propusemos ações mais concretas, que pudessem trazer resultados efetivos dentro da comunidade em que os alunos estão inseridos. Além de aliar a teoria aprendida em sala de aula e a vivência diária.”

Participação: proposta foi desenvolvida por 110 alunos do 6º ano. Foto: Divulgação

Segundo o professor, Pomerode está em uma área com grande potencial de riscos de desastres naturais como: enchentes e deslizamento, devido sua localização topográfica, outro tema que será abordado com os alunos. “Ainda neste ano pretendemos trabalhar a instrumentalização da população para recebimento de avisos sobre desastres naturais, mudanças de tempo e clima por meio de aplicativos ligados à Defesa Civil, visitas aos centros de monitoramento de desastres naturais, simulação de situações de emergência na escola entre outras.”

Para o professor, o projeto representa um momento transformador como profissional. “Como educador, ele me faz acreditar que ações como essa realmente podem ajudar a comunidade e gerar nos alunos um conhecimento mais significativo. Estamos de fato ajudando nossas comunidades a se prepararem para momentos difíceis, que começaram a se tornar mais frequentes para próximos anos.”

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