A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas, além dos estudantes matriculados nas 120 escolas-piloto catarinenses, que já oferecem a novidade desde 2020.
Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento e inclui uma parte flexível no currículo. Mas atenção: a mudança conta somente para os que estão entrando na 1ª série do Ensino Médio em 2022, além dos que reprovaram em 2021 e repetirão o 1º ano. Os que começaram na matriz antiga, finalizarão nela.
Mudanças
O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.
A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.
Distribuição das aulas
Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana. Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino).
Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de 1000 horas anuais. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas. Em Pomerode, na região e na maior parte das escolas do estado, foi escolhida a Matriz A estendida, que compreende 31 horas/aula, sendo quatro dias com seis aulas e um dia com sete aulas.
Na E.E.B. Pres. Prudente de Morais, o Novo Ensino Médio matutino terá aula das 7h15min às 11h55min nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras e das 7h15min às 13h nas terças-feiras. No dia em que a aula é estendida, os alunos recebem uma refeição antes de irem embora. Já quem está no vespertino, a princípio terá aula das 13h às 17h45min nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, e das 13h às 18h45min nas quartas-feiras. Os alunos do 2º e 3º ano, que estão na matriz antiga, mantêm o horário de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 11h20min, no matutino, e das 13h às 17h, no vespertino.
Já na E.E.B. José Bonifácio, o Novo Ensino Médio matutino terá aula de terça a sexta-feira das 7h15min até 12h e na segunda-feira das 7h15min até 12h45min. No vespertino, será de segunda a quinta-feira das 13h às 17h45min e na sexta-feira das 13h até 18h30min. Para os alunos matutinos do 2º e 3º ano, que estão na matriz antiga, haverá uma pequena mudança no horário das aulas, que passa a ter início às 7h15min e saída às 11h15min.
Para os alunos que estudam no período noturno, a mudança não será na carga horária diária de aulas e sim no tempo de permanência. Como não é possível estender o horário à noite, a decisão do Governo de Santa Catarina foi mudar o Ensino Médio noturno para quatro anos. Com isso, o horário da E.E.M. Erwin Curt Teichmann se mantém o mesmo, das 18h30min às 22h.
Projeto de Vida
O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo que considere os seus próprios projetos de vida.
Segunda Língua Estrangeira
Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, que se torna obrigatória na Formação Geral Básica do Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas semanais. Em Pomerode, todas as escolas estaduais oferecerão o alemão como segunda língua.
Componentes Curriculares Eletivos
Os Componentes Curriculares Eletivos são oferecidos na 1ª série do Ensino Médio e buscam tornar a escola um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Os estudantes podem escolher os componentes eletivos ofertados pela escola que estiverem mais relacionados ao seu projeto de vida.
Segundo a diretora da E.E.B. José Bonifácio, Daniela Raduenz, a escolha das eletivas está condicionada à quantidade de turmas que se abre. No ato da matrícula, o aluno escolhe duas disciplinas que serão cursadas durante o ano, seis meses cada.
No JB, quatro eletivos serão oferecidos, uma em cada área do conhecimento, sendo eles Práticas Corporais: Cultura Corporal de Movimento, Experimentação e outras Práticas Investigativas, Pesquisa de Campo e Intervenção Local e Jogos de Raciocínio Lógico-Matemático.
Na E.E.M. Erwin Curt Teichmann, serão oferecidos Práticas de Linguagem no Campo Jornalístico-Midiático e Projeto de Pesquisa e Iniciação Científica. Já na E.E.B. Pres. Prudente de Morais, serão ofertados Projeto de Pesquisa e Iniciação Científica e Jogos de Raciocínio Lógico-Matemático.
Trilhas de Aprofundamento
As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio e permitem que os estudantes aprofundem seus conhecimentos conforme o interesse. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.
“Funciona da seguinte forma: no primeiro ano, o aluno escolhe as duas eletivas que ele fará, já sendo um teste para o segundo ano. Na 2ª série, ele escolhe uma área do conhecimento e se aprofunda nela. Se ele gosta de matemática, por exemplo, faz a eletiva em jogos de raciocínios lógicos e, no próximo ano, escolhe fazer 10 aulas de matemática”, explica a diretora Daniela.